Dupla Gre-Nal
Grêmio vence Sportivo Luqueño por 1 a 0 e enfrentará Alianza Lima nos playoffs da Sul-Americana
O Grêmio venceu o Sportivo Luqueño por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (28), na Arena, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Tricolor garantiu a segunda colocação do Grupo D e enfrentará o Alianza Lima, do Peru, nos playoffs por uma vaga nas oitavas de final.
Apesar da possibilidade de classificação direta, graças ao empate entre Godoy Cruz e Atlético Grau, o Grêmio, mesmo com dois jogadores a mais em campo, não conseguiu marcar os dois gols que precisava para superar o saldo de gols e ficar com a primeira colocação do grupo.
O único gol da partida foi marcado por Riquelme, meia de 18 anos formado na base do clube, no segundo tempo. A partida teve público de apenas 5 mil torcedores, em uma noite gelada em Porto Alegre.
Time reserva e primeiro tempo morno
Com um time totalmente reserva, Mano Menezes poupou os titulares visando o confronto contra o Juventude, pelo Brasileirão. O Grêmio controlou as ações desde o início, mas mostrou pouca efetividade nas finalizações. Arezo perdeu um pênalti aos 10 minutos, e o goleiro Mongelos, destaque do time paraguaio, evitou o gol em pelo menos três oportunidades.
O Sportivo Luqueño, com uma formação defensiva e diversos desfalques, pouco ameaçou. Aos 30 minutos, o paraguaio Vera foi expulso após falta em Nathan, mesmo com o lance gerando dúvidas na arbitragem.
Riquelme decide e Grêmio pressiona no fim
No segundo tempo, Mano promoveu a entrada de titulares como Cristaldo, Riquelme e Cristian Olivera. A pressão aumentou, e aos 29 minutos, Pavon fez boa jogada pela direita e cruzou para Riquelme abrir o placar.
Com um jogador a mais em campo e precisando golear para evitar os playoffs, o Grêmio criou diversas chances, mas pecou na finalização. Cristian Olivera, Cristaldo e Kike desperdiçaram boas oportunidades nos minutos finais.
Apesar da vitória, o Tricolor encerrou a fase de grupos em segundo lugar, atrás do líder Godoy Cruz, e agora terá de superar o Alianza Lima para seguir na competição.