Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

História do engajamento comunitário de Jairo Schumann de Dois Irmãos

09/09/2022 - 16h41min

Jairo Schumann foi um dos principais líderes comunitários do São João (FOTO: Geison Machado Concencia)

Por Geison Machado Concencia

Dois Irmãos – Jairo Schmann é morador do bairro São João há mais de 40 anos. Durante esse tempo, foi um importante líder comunitário que uniu as pessoas que ali viviam para construir um bairro próspero e reconhecido na cidade. Natural de Novo Hamburgo, veio para Dois Irmãos em 1981, com a esposa Margarete Schumann.

Quando ele chegou no bairro não haviam muitos moradores. As casas não estavam regularizadas e, por isso, não tinham água e nem luz. A partir daquele momento, Jairo se sentiu na obrigação de começar a lutar para adquirir esses direitos e viu na união da comunidade, uma forma de conquistar esses recursos para o local. No primeiro momento, pediram à prefeitura que regularizasse a situação dos terrenos. Depois de conquistado a água e a luz, tinham outros desafios a frente, entre elas, a construção de uma escola e de uma igreja.

Os desafios foram enormes. O bairro não tinha rua pavimentada, quando chovia as pessoas chegavam nas fábricas e tinham que trocar de calçado por causa do barro. Havia também a violência que crescia no bairro. “Quem vê o São João de hoje, não imagina o enorme desafio que foi superar todas as dificuldades,” comentou Jairo.

 

MUDANÇAS NO BAIRRO

A superação de todas essas dificuldades, para Jorge, começou depois que os moradores perceberam que era necessário a união de todos, para que os problemas do bairro fossem resolvidos. As pessoas entenderam que deveriam trabalhar em prol da comunidade e a sentir orgulho do seu bairro. Os eventos importantes deveriam ser realizados no próprio São João e não em outros lugares, mesmo não tendo todos os recursos, como uma igreja ou a associação.

 

IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO

Para um dos líderes comunitários, todas as pessoas devem se envolver para melhorar o seu bairro. “ Ser comunidade não é promoção pessoal, mas desenvolvimento coletivo.” Segundo Jairo, ninguém pode se abster das discussões que envolvem melhorias para o bairro, até as pessoas mais simples, elas devem ser inseridas no debate público. A única forma para transformação de um bairro é por meio disso.

ENVOLVIMENTO POLÍTICO

A partir do envolvimento da política, as demandas da comunidade foram sendo atendidas pelo setor público. O auxílio veio por meio da pavimentação de ruas, igrejas, ampliação da escola e segurança.

Outro fator que Jairo considera como sendo fundamental para o desenvolvimento do bairro foi a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Quando as pessoas começaram a adquirir suas casas, a terem o terreno registrado em seu nome, percebi que as coisas mudaram.”

CONTRUÇÃO DA ESCOLA

O Jairo foi até a antiga secretaria de educação do município e pediu o que era necessário para construir uma escola. O secretário da época repassou ao morador do bairro que ele precisava da assinatura de crianças que precisavam estudar. Diante disso, Schumann, junto com seus colegas de diretoria começaram a percorrer as casas, em busca de assinaturas para levar à Prefeitura. Não demorou para que eles tivessem a quantidade necessária para apresentar ao secretário de educação.

Escola Professor Paulo Arandt (FOTO: Divulgação)

Em 1987 foi inaugurado o colégio, com apenas duas salas feitas de madeira. Porém, à medida que o bairro aumentava, surgiu a necessidade de ampliar o espaço da escola. Então a comunidade começou a se unir para arrecadar dinheiro para a ampliação da Paulo Arandt por meio de rifas, venda de cartão de meio frango e tudo que fosse possível para arrecadar recursos para a ampliação da escola.

A igreja foi construída da mesma forma, através do envolvimento da comunidade. Jairo recorda que alguns padres, quando vêm rezar uma missa, ficam impressionados com o espaço. “Alguns deles falam que não é uma igreja, mas quase uma catedral,” relembrou Jairo. Antes da construção da igreja, as missas eram feitas nas salas de aula da escola ou em galpões, “Eram 10 a 15 pessoas reunidas dentro de um espaço pequeno.”

O posto de saúde do bairro foi construído sobre o antigo CTG. Na época eles acharam mais conveniente usar o espaço para a construção de uma APF. Ele lembra de chegar no Renato Dexheimer e dizer para dar uma finalidade mais importante para o espaço.

Tinham uma ponte de ligação muito boa com a prefeitura, em todas as administrações do município. Sempre foi uma relação franca e transparente, pois quando a prefeitura podia ela sempre ajudava, comentou Jairo. “Sempre fomos bem recebidos, indiferente a administração, não podemos nos esquecer de que aqui teve o dedo da prefeitura.”

DESCOBERTA DE UMA VOCAÇÃO

O Jairo Schumann disse que antes de morar no bairro São João não se envolvia em pautas sociais. Adquiriu o espírito de engajamento comunitário com a esposa, pois ela era catequista e o sogro era fundador da igreja no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. Jairo comentou que nunca imaginou que tinha esse dom para juntar as pessoas em prol de um bem comum.

Jairo descobriu em Dois Irmãos o interesse por causas sociais (FOTO: Arquivo Pessoal)

.

.

*VEJA MAIS REPORTAGENS DO ANIVERSÁRIO DOS 63 ANOS DE DOIS IRMÃOS NO SITE DO JORNAL, NA EDIÇÃO ONLINE E NO IMPRESSO QUE JÁ ESTÁ NAS RUAS.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.