Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ex-Rainha do Vila Rosa Ursula Sander, de Dois Irmãos, conta sua história

09/09/2022 - 16h12min

Atualizada em 09/09/2022 - 17h49min

Ursula com o filho, Sadi Sander (FOTO: Geison Machado Concencia)

Geison Machado Concencia

Dois Irmãos – Ursula Sander, 74, foi a rainha do clube Vila Rosa, pois quando jovem, era comum os times terem suas soberanas. Foi lá, inclusive, que ela conheceu seu marido Herberto, um jovem apaixonado por futebol.

A rainha vinha a pé de Picada Verão, onde morava, até o Vila Rosa para ver seu pretendente. Fazia esse trajeto quase todos os sábados, junto com uma amiga. Em um dos bailes do clube, Herberto criou coragem e decidiu falar com a Ursula e, tempos depois, a pediu em noivado. O astro do time e a soberana foram casados por 53 anos. Tiveram quatro filhos, Sadi, Cristiano, Lisane e Lisete Sander.

Ursula sendo coroada a Rainha do Vila Rosa, 1963 (FOTO: Arquivo Pessoal)

A primeira casa onde moraram foi no Travessão, depois foram para outra moradia que pertencia a tia de Ursula, onde ela vive até hoje, no Vila Rosa. A residência tem mais de 100 anos e já é o lar da família há mais de três décadas. O lar foi construído pelo bisavô da Ursula e com o tempo foi aumentando de tamanho. Na propriedade também há um galpão, muito antigo, que foi levantado pelos antepassados, mas que Herberto foi ampliando para conseguir comportar toda a sua produção agrícola.

Herberto e Ursula Sander (FOTO: Arquivo Pessoal)

UMA VIDA NA ROÇA

Ursula e Herberto, para criar seus filhos, trabalharam na sua própria roça. A propriedade da família era grande e permitia o cultivo de diversas plantas e criação de animais. Tinham tudo que precisavam para alimentar os filhos. Plantavam batata, aipim, feijão, milho e árvores frutíferas. O casal criava animais, galinhas, porcos e vacas.

Ursula achou uma forma de aumentar a renda da família, vendendo leite, pois criavam vacas leiteiras. Mas o negócio não prosperou, pois muitos não pagavam em dia.

MUDANÇA DE CENÁRIOS

A área que antes era de plantio e pastagem do gado, agora deu lugar a novos loteamentos que a família vendeu à iniciativa privada. Ursula, aos 74 anos, não pode mais trabalhar. O Herberto faleceu e na propriedade não há mais as atividades agrícolas que tinha no passado. Os filhos do casal foram para outras atividades e, portanto, não há mais criação de animais. Mas o local ainda guarda, intactas, a casa e o galpão centenários. Os muros de pedra levantados há mais de um século continuam presentes.

 

EDUCAÇÃO DOS QUATRO FILHOS 

A ex rainha do Vila Rosa sempre incentivou os filhos a estudarem. Trabalhava bastante para poder proporcionar aos quatro, uma educação de qualidade. Sadi, Lisete, Lisane e Cristiano estudaram no colégio Imaculada Conceição. Ursula comentou que revisava os temas de casa dos filhos. Durante a noite, olhava se eles faziam os deveres corretamente.

Os quatro filhos de Ursula faziam o trajeto de casa até o colégio das irmãs a pé, faça chuva ou sol. Ela lembra das vezes que eles pegavam chuva pelo caminho ou do calor no verão. As vezes contavam com a solidariedade de algum vizinho que tinha carro, mas não eram muitos, para levar à escola. Naquele tempo carro e ônibus era uma realidade para poucas pessoas. Não havia o colégio Paulo Arandt, apenas o 10 de Setembro e a Imaculada. Além dos compromissos escolares, Sadi, Lisete, Lisane e Cristiano, aos sábados, participavam de atividades na igreja, as famosas doutrinas infantis.

Os filhos foram trabalhar nas fábricas de calçado, todos eles, para poder ajudar a família e bancar seus estudos. A Lisete se tornou professora, o Sadi arquiteto. Na época não era muito fácil estudar. Mas por causa da insistência de Ursula eles persistiram, mesmo diante das dificuldades. A Lisete fez magistério e pós-graduação. Durante o tempo em que ela estudava à noite, Herberto a buscava todos os dias na parada de ônibus para voltar para casa, por que era muito escuro devido a falta de iluminação.

O Sadi prestou concurso público e foi trabalhar como secretário no 10 de Setembro. Depois fez graduação em arquitetura na Unisinos e pós-graduação em engenharia da segurança. O Cristiano e a Lisane seguiram no setor coureiro calçadista. Ursula se surpreende em ver como a educação mudou. Hoje todos os municípios têm escolas e transporte público e não precisam passar pelas mesmas situações que os filhos passaram. Porém, ela sente que a cobrança nos estudos não é a mesma. “Hoje as crianças não se esforçam tanto, os professores não cobram como antigamente,” comentou Ursula.

.

.

*VEJA MAIS REPORTAGENS DO ANIVERSÁRIO DOS 63 ANOS DE DOIS IRMÃOS NO SITE DO JORNAL, NA EDIÇÃO ONLINE E NO IMPRESSO QUE JÁ ESTÁ NAS RUAS.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.