Estado - País - Mundo
Homem é preso com 100 mil dólares sem a comprovação de sua origem
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-08-at-19.10.06.webp)
Na tarde de sexta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem transportando 100 mil dólares sem a devida comprovação de origem. A abordagem ocorreu na BR-116, em Vacaria, na Serra Gaúcha.
Durante patrulhamento ostensivo, agentes da PRF deram ordem de parada a um veículo Honda HRV, com placas de Balneário Camboriú (SC). Ao realizarem a inspeção no porta-malas do automóvel, os policiais encontraram uma expressiva quantidade de notas de 20, 50 e 100 dólares, totalizando 100 mil dólares. O dinheiro estava em uma sacola, escondido em uma das malas do veículo.
O condutor, um homem de 55 anos, natural de Caxias do Sul, foi detido e encaminhado, com o dinheiro, para a Polícia Judiciária em Vacaria, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
A PRF destacou que, conforme a Lei 14.286/2021, conhecida como Lei de Câmbio e Capitais Internacionais, qualquer pessoa que transportar quantias superiores a 10 mil dólares deve preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes, estabelecida pela Receita Federal. Além disso, a entrada e a saída de moeda nacional ou estrangeira do país devem ocorrer exclusivamente por meio de instituições autorizadas, responsáveis pela identificação do cliente e do remetente ou destinatário dos valores.