Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Homem preso por estuprar moradora de Herval já tentou o mesmo crime antes; ele fugiu para São Paulo e, depois, para Minas Gerais

07/03/2023 - 17h54min

Atualizada em 07/03/2023 - 18h56min

Sujeito foi preso nesta manhã, em Minas Gerais (FOTO: Polícia Civil)

Por Cleiton Zimer

No final da manhã desta terça-feira (7) a Polícia Civil prendeu o homem suspeito de atropelar uma mulher em Santa Maria do Herval, sequestrá-la e levá-la até Gramado onde a teria estuprado no dia 12 de fevereiro, em plena manhã de domingo.

A prisão preventiva ocorreu na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, através de investigações realizadas pela Delegacia de Gramado.

Ele estava num restaurante, junto de uma pousada, às margens da BR-116 – no perímetro urbano do município. Estava com abraçadeiras de nylon (enforca gato), objeto que costumava usar para imobilizar suas vítimas, bem como celulares/smartphones.

Material encontrado com o estuprador – inclusive abraçadeiras que usava para imobilizar as vítimas (FOTO: Polícia Civil)

Fugiu para São Paulo, passou pelo A.B.C. e seguiu para Minas

Conforme o delegado responsável, Gustavo Celiberto Barcellos, a polícia obteve provas contundentes acerca da autoria, representando pela prisão preventiva do sujeito que foi deferida pela Justiça com parecer favorável do Ministério Público.

A partir daí a Polícia Civil passou a procurá-lo, apurando que havia se evadido de Canela, onde residia.

Diversas diligências foram realizadas, utilizando-se de modernas técnicas de investigação, a partir das quais constataram que o investigado havia fugido para São Paulo, onde permaneceu na região sul do Estado por alguns dias. Depois disso deslocou pelo A.B.C. Paulista e seguiu em direção a Minas Gerais.

Hoje, com uma possível localização mais individualizada na cidade de Governador Valadares, realizou-se contato com a Polícia Civil local. Imediatamente uma equipe da Primeira Delegacia Regional de Polícia Civil do 8º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais passou a diligenciar na região onde possivelmente o suspeito se encontrava, encontrando-o e realizando a prisão.

UM DOS CRIMINOSOS MAIS PROCURADOS DA REGIÃO

Barcellos ressalta a excelência do trabalho de investigação que levou à prisão do suspeito, considerado extremamente perigoso, tratando-se de um dos criminosos mais procurados da região.

Trata-se de importante prisão, em ação de repressão qualificada. A captura desse homem era uma prioridade da Polícia Civil, somente sendo possível pelo empenho, dedicação e conhecimento técnico da equipe policial de Gramado que ficou responsável por monitorar e buscar a localização do suspeito.”

Mudou a fisionomia

O delegado pontuou a competência, o pronto atendimento e a experiência da equipe Policial Mineira. “Foram fundamentais ao êxito da ação, já que o suspeito havia mudado algumas características para dificultar sua identificação, como, por exemplo, ter tirado a barba que tinha na data do crime.”

A investigação também contou com o apoio e a troca de informações da DP de Canela e com a Delegacia de Capturas do DEIC de São Paulo.

Já atropelou outras mulheres para estuprá-las

A Polícia Civil confirmou que o homem preso nesta terça-feira é o mesmo que, anos atrás, foi investigado por fatos similares, em que atropelava propositadamente mulheres com objetivo de depois violentá-las sexualmente.

Chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Civil em 2014, quando atropelou uma de suas vítimas, que resultou gravemente ferida, ocasião em que foi autuado por tentativa de homicídio”, explicou Barcellos.

Nos casos anteriores, no entanto, ele não chegou a consumar o abuso sexual. “O que fez desta última vez, demonstrando sua personalidade perversa.”

Diversos antecedentes e tornozeleira rompida

O estuprador ostenta diversos antecedentes policiais com passagens pelo sistema prisional. Inclusive, antes de cometer o crime em Herval, estava sob monitoramento com uso de tornozeleira eletrônica, dispositivo que rompeu, também havendo contra si mandado de prisão por tal fato.

Ainda conforme Barcellos, alguns fatores externos, estranhos à Polícia Civil, criaram certos embaraços ao desfecho obtido. “No entanto, a dedicação, a persistência e a competência das equipes policiais foram fundamentais ao resultado alcançado”, frisou.

Após os trâmites legais, o suspeito será recolhido ao sistema prisional – até o fechamento desta edição na tarde de ontem, não foi informado para qual presídio seria levado.

Relembre o caso

Carro foi encontrado num precipício, em Canela (FOTO: Brigada Militar)

A vítima estava caminhando no Centro de Santa Maria do Herval por volta das 9h da manhã, na rua Professor Laurindo Vier, quando foi atropelada por um Gol branco.

Depois da colisão, o criminoso desceu do veículo para supostamente prestar socorro à mulher, colocando-a dentro do carro para levá-la ao Hospital. Teria até mesmo amarrado ela – com o pretexto de imobilizá-la enquanto era levado para atendimento médico.

No entanto, segundos depois, a intenção ficou clara: era um sequestro.

Eles estava há poucos metros do Ambulatório 12 de Maio do Município, mas o criminoso acelerou e seguiu adiante, sem parar, até chegar na altura da Estrada Linha Moreira – numa área rural de Gramado.

Lá ele parou o carro, sacou uma arma para subjugar a vítima e a estuprou.

Desesperada, a mulher entrou em luta corporal com o criminoso. “Em determinado momento teria conseguido, sem a percepção do sujeito, pegar a arma, jogou longe e conseguiu fugir”, disse Barcellos.

O delegado explica que, além da violência sexual, a vítima sofreu diversas outras lesões pelo corpo, tanto em decorrência do atropelamento, do estupro, e da fuga. “Teve que se jogar de um perau, se arranhou”.

Após fugir a vítima conseguiu pedir ajuda para populares, foi socorrida ao Hospital de Gramado e recebeu alta no mesmo dia.

O carro – supostamente usado no crime – foi encontrado pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar num precipício do Morro do Dedão – um ponto turístico de Canela. O local onde foi jogado já reforçava a hipótese de que o criminoso era da região de Canela/Gramado – pois saberia da exata dificuldade de encontrar o veículo naquele trecho.

O Gol em questão foi furtado dias antes em Parobé, numa revenda.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.