Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Intensificação das podas em Ivoti sobrecarrega sistema de coleta de galhos

04/05/2023 - 04h30min

Empresa Junges, responsável pela coleta de galhos, trabalha em dias de chuva para suprir a demanda(FOTO: Geison Machado Concencia)

Ivoti – Com o aumento do número de podas de árvores nesta época do ano, o sistema de coleta de galhos em Ivoti, está enfrentando dificuldades para lidar com a demanda. A situação é agravada pelo fato de que, quando o limite de poda ultrapassa os 30%, e ocorre a mistura com resíduos plásticos e restos de construção, o trabalho de coleta e processamento dos galhos se torna ainda mais complexo.

Além disso, a poda e descarte de galhos em dias em que não há coleta têm gerado transtornos para a população e prejudicado a aparência da cidade. Para tentar solucionar o problema, Ivoti conta com um sistema de coleta de galhos, operado pela empresa Junges, que recolhe os restos de poda, tritura no próprio local e armazena no caminhão, levando-os para os agricultores cadastrados no sistema para adubagem das plantações.

No entanto, é importante que os galhos estejam separados de outros resíduos para evitar a contaminação do solo. O município também possui um triturador imóvel, mas para evitar a contaminação ambiental, é necessário o uso de um triturador móvel para que o material não se decomponha em um único local.

O secretário de Meio Ambiente, Ismael Petry, alerta para que a comunidade preste atenção nos dias de coleta para evitar depositar os galhos em dias errados, o que pode atrasar o calendário de coleta e causar transtornos para a população. “Já constatamos que alguns moradores depositam restos de poda um dia depois que o caminhão já passou pela rua. Os trabalhadores fazem o seu ofício corretamente dentro do prazo. Porém, alguns moradores não colaboram e misturam com restos de construção, tornando o trabalho mais difícil”, explica Ismael.

A Junges faz a coleta, inclusive, em dias de chuva, para suprir a demanda de galhos que segue na cidade. Para separar os resíduos misturados, a secretaria de Obras auxilia a Junges a agilizar esse processo.

Coleta de galhos 2023
Maio – Região 01 (São José, Centro, Farroupilha, 25 de Julho, Brasília, Harmonia, Concórdia, Jardim do Alto, Palmares e Sete de Setembro)

Junho – Região 02 (Bom Pastor, Morada do Sol, Jardim Buhler, Bom Jardim, Jardim Panorâmico, Cidade Nova, União, Vista Alegre e Colina Verde)

Julho – Região 01 (São José, Centro, Farroupilha, 25 de Julho, Brasília, Harmonia, Concórdia, Jardim do Alto, Palmares e Sete de Setembro)

Agosto – Região 02 (Bom Pastor, Morada do Sol, Jardim Buhler, Bom Jardim, Jardim Panorâmico, Cidade Nova, União, Vista Alegre e Colina Verde)

Setembro – Região 01 (São José, Centro, Farroupilha, 25 de Julho, Brasília, Harmonia, Concórdia, Jardim do Alto, Palmares e Sete de Setembro)

Outubro – Região 02 (Bom Pastor, Morada do Sol, Jardim Buhler, Bom Jardim, Jardim Panorâmico, Cidade Nova, União, Vista Alegre e Colina Verde)

Novembro – Região 01 (São José, Centro, Farroupilha, 25 de Julho, Brasília, Harmonia, Concórdia, Jardim do Alto, Palmares e Sete de Setembro)

Dezembro – Região 02 (Bom Pastor, Morada do Sol, Jardim Buhler, Bom Jardim, Jardim Panorâmico, Cidade Nova, União, Vista Alegre e Colina Verde)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.