Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ivoti: Conselho de Trânsito promove simulação de acidente em escola para conscientização e prevenção

25/05/2023 - 20h58min

Atualizada em 25/05/2023 - 21h00min

Créd. Geison Machado Concencia

Por Geison Machado Concencia

Na tarde de quinta-feira, a Escola 25 de Julho, em parceria com o Conselho Municipal de Trânsito, realizou uma simulação de acidente de trânsito visando conscientizar e prevenir os alunos e suas famílias sobre os riscos e consequências desse tipo de ocorrência. A iniciativa, atendendo a uma demanda da própria escola, ocorreu no final do turno da tarde e contou com a participação da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

A simulação, cuidadosamente planejada e executada em frente à instituição de ensino, teve como propósito destacar as imprudências observadas no trânsito nas proximidades da escola, tanto na chegada quanto na saída dos estudantes. A diretora da Escola 25 de Julho, Fabiene de Almeida, explicou que a demanda surgiu devido às constantes imprudências verificadas no local, colocando em risco a segurança dos alunos e da comunidade escolar.

Durante a simulação, um cenário realista de acidente de trânsito foi montado, envolvendo veículos, vítimas e equipes de socorro. Alunos interpretaram os papéis de motoristas, passageiros e pedestres envolvidos na colisão, enquanto outros desempenharam o papel de socorristas e profissionais de resgate, atuando segundo os protocolos de emergência.

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Ivoti, Napp, presente no evento, destacou a importância dessa iniciativa na prevenção de acidentes de trânsito, pois as crianças absorvem melhor os ensinamentos e os repassam para suas famílias: “Isso não serve somente para as crianças. Eles levam para casa. A gente tem relatos deles comentando que cobram dos pais atitudes mais conscientes no trânsito. A prevenção é a chave para diminuir os acidentes.”

A diretora da escola, Fabiene de Almeida, ressaltou a relevância da simulação para conscientizar não apenas os alunos, mas também suas famílias: “Observamos diversas imprudências diariamente em frente à escola. Com essa simulação, queremos alertar não apenas os estudantes, mas também os pais e responsáveis, sobre a importância de adotar comportamentos seguros e conscientes no trânsito.”

A ação teve o apoio da comunidade escolar, da Secretaria de Trânsito e das autoridades locais. Agentes de trânsito estiveram presentes para orientar e conscientizar os alunos sobre as leis e boas práticas viárias.

A simulação despertou grande interesse e participação dos alunos, que puderam vivenciar  situações de risco e as ações necessárias em caso de acidentes. A expectativa é que essa experiência impactante leve a mudanças de comportamento e atitudes mais seguras por parte dos estudantes e também de suas famílias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.