Estado - País - Mundo
Lar de idosos que teve 11 mortos pelo coronavírus, está com 17 residentes recuperados
Gramado – O Santa Ana Residencial Geriátrico teve ontem sua 11ª morte de idosos infectados pelo surto de Covid-19 que se instalou no lar de idosos. A vítima foi uma senhora de 87 anos que estava hospitalizada no Hospital São Miguel. O residencial soma quase a metade de mortes registradas no município, que atualmente são 24 pessoas.
Já na manhã de hoje, 22, o Santa Ana emitiu uma nota de pesar por todas as vítimas e também informou que 17 residentes estão recuperados e terminaram o período de isolamento. Ainda há um idoso entubado na UTI do São Miguel e um funcionário hospitalizado na enfermaria.
O caso de surto está sendo investigado pela Prefeitura e pelo Ministério Público para saber se houveram negligências. Até o momento, pelo menos 69 pessoas foram contaminadas pelo vírus, entre residentes, funcionários e pessoas que tiveram contato com os infectados. Dessas 69, 30 são idosos. Porém a Prefeitura fez uma projeção de que o número de infectados pelo surto pode ser em torno de 200 pessoas, já que não foram feitos testes em assintomáticos que tiveram contato com os positivados, apenas foram orientados a ficarem em isolamento domiciliar.
Os primeiros sintomas da doença começaram no dia 3 de setembro, quando três idosos foram internados no Hospital São Miguel. O secretário de Saúde de Gramado, Altemir João Teixeira, acredita que houve falhas nos protocolos, pois as visitas ao lar estão proibidas desde março, quando começou a pandemia. As suspeitas são de que o vírus possa ter chegado a partir de algum funcionário, ou de uma paciente que procedimento hospitalar e retornou ao Santa Ana.
Mortes em decorrência da Covid-19:
1ª: dia 9 de setembro, mulher de 92 anos.
2ª: dia 10 de setembro, mulher de 87 anos.
3ª: dia 11 de setembro, mulher de 83 anos.
4ª: dia 11 de setembro, mulher de 76 anos. Estava internada desde o dia 4 na unidade clínica do hospital.
5ª: dia 13 de setembro, homem de 83 anos. Estava internado no hospital.
6ª: dia 15 de setembro, mulher de 86 anos.
7ª: dia 16 de setembro, mulher de 84 anos.
8ª: dia 17 de setembro, mulher de 80 anos. Estava internada na UTI do hospital desde 11 de setembro.
9ª: dia 17 de setembro, homem de 75 anos. Estava internado na UTI do hospital.
10ª: dia 19 de setembro, homem de 70 anos. Estava internado na UTI do hospital desde o dia 9 de setembro.
11ª: dia 21 de setembro, mulher de 87 anos. Estava internado na UTI do hospital.