Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Lula é o novo presidente do Brasil

30/10/2022 - 20h00min

Polarizada e acirrada, a disputa pela Presidência da República teve como vitorioso Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que superou Jair Messias Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições. O petista retorno ao cargo que ocupou entre 2003 e 2010.

Uma das mais apertadas eleições de todos os tempos, teve Lula com aproximadamente 50,7% dos votos válidos, contra 49,3% de Bolsonaro. Os números do Nordeste, principalmente, inflacionaram e ajudaram o candidato do PT a superar o atual presidente, que foi vitorioso no Sul e no Sudeste. No Rio Grande do Sul, Bolsonaro ficou cerca de 56,3% dos votos, contra 43,62% do petista.

DE VOLTA AO PODER

Eleito no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva ocupará o cargo de Presidente da República pela terceira vez. Foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. Na última sexta-feira, Lula completou 76 anos de idade.

De origem humilde, migrou ainda criança de Pernambuco para São Paulo com sua família. Foi metalúrgico e sindicalista, época em que recebeu a alcunha “Lula”. Durante o regime militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o PT, em 1980, durante o processo de abertura política.

Lula foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política. Elegeu-se em 1986 deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde. Em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello.

Foi candidato a presidente por outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso. Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno, sendo empossado em janeiro de 2003. Na eleição de 2006, foi reeleito ao vencer no segundo turno contra Geraldo Alckmin.

PRISÃO E SOLTURA

Em julho de 2017, as investigações da Operação Lava Jato resultaram na condenação de Lula a nove anos de prisão. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) referendou a decisão em janeiro do ano seguinte e aumentou a pena para 12 anos de prisão. Em abril de 2018, teve habeas corpus negado e foi preso no dia 7 de abril de 2018, para fins de execução provisória da pena, então considerada constitucional pelo STF.

Lula deixou a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba em 8 de novembro de 2019, após ficar 580 dias preso. O petista foi beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que concluiu que a prisão só pode ocorrer após o trânsito em julgado, e não após condenação em segunda instância, revertendo entendimento que o próprio tribunal havia adotado em 2016.

Em 2021, por oito votos a três, o Supremo Tribunal Federal manteve a decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula pela Justiça Federal no Paraná. Com esse resultado, Lula recuperou o direito de se candidatar e pôde ser eleito.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.