Estado - País - Mundo
Lula fala em reciprocidade em caso de taxação dos EUA
País – Nesta quarta-feira (5), durante uma entrevista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que em uma eventual taxação por parte dos Estados Unidos a produtos brasileiros, o Brasil aplicará tarifas de volta.
Desde a posse de seu segundo mandato, o presidente estadunidense, Donald Trump, vem prometendo taxar os países que mais vendem do que compram dos Estados Unidos, como a China e seus vizinhos Canadá e México. No caso do Brasil há a situação oposta, com o país comprando mais produtos do que vendendo. Até o momento, o governo brasileiro não recebeu impostos, porém, é provável que sofra as consequências das tarifas a outras nações.
Lula destacou: “Para nós, o importante seria os Estados Unidos baixarem a taxa, e nós baixarmos a taxação. Mas se ele, ou qualquer país, aumentar a taxa de impostos para o Brasil, nós iremos utilizar a reciprocidade, nós iremos taxar eles também”, disse. Ele também defendeu que a harmonia entre os países seja restabelecida e que nenhuma nação pode se isolar do mundo.