Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Menino de 10 anos salva irmão recém-nascido engasgado com leite

06/03/2020 - 17h34min

Erechim  – Um menino de 10 anos salvou o irmão recém-nascido graças a uma manobra de primeiros socorros que aprendeu no curso de Bombeiro Mirim. Juan Rosoni Baldissera desobstruiu as vias aéreas do caçula Dylan, que tinha 17 dias de vida e havia se engasgado com o leite. “Só virei ele de ponta cabeça e fiz o que era pra fazer”, disse Juan.

A auxiliar de serviços gerais Lucinéia Rosoni tinha acabado de amamentar o bebê e pediu que Juan cuidasse do irmão enquanto tomava banho. Quando percebeu que Dylan estava com o lábio roxo e vomitando, o menino de 10 anos agiu rápido. “Peguei ele, virei de cabeça pra baixo e comecei a dar uns tapinhas. Gritei bem alto, chamando a minha mãe, pra ela poder vir aqui, mas quando ela chegou ele já tinha desafogado. Ela pegou ele, limpou, e ele começou a respirar normal”, conta Juan.

Em setembro do ano passado, o menino iniciou o curso de Bombeiro Mirim e foi nessas aulas que ele aprendeu a fazer os movimentos que salvaram o irmão. “O professor tinha levado um boneco. A gente praticou e, depois de ter praticado, eu fiquei olhando pra saber como é que era, porque eu tinha meu irmão. Vim pra casa e falei pra minha mãe que eu tinha aprendido. Uns dias depois, o meu irmão se afogou, e eu desafoguei ele”, diz.

QUER SER BOMBEIRO 

O bombeiro Régis Brum alerta a importância deste conhecimento, já que é uma das principais causas de mortalidade entre bebês. “Você precisa agir rápido. Caso a criança não esteja respirando, não tem tempo para nós pegarmos e levar ao hospital. Tem que agir de imediato. Caso contrário, esses poucos minutos de deslocamento podem custar a vida de uma criança”, afirma.

Depois dessa experiência, Juan já sabe o que pretende ser quando crescer. “Vou ser bombeiro. Porque, quando eu comecei a fazer o curso, eu só fazia pra aprender alguma coisa, mas comecei a gostar do curso, a gostar de ser bombeiro. Acho bem legal como os bombeiros salvam vidas e ajudam as pessoas.”

Fonte: G1

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.