Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Meteoro é visto cruzando o céu do Rio Grande do Sul

14/11/2021 - 16h07min

Atualizada em 14/11/2021 - 16h09min

Meteoro deixou seu rastro no céu gaúcho (Créd.: Observatório Heller & Jung)

Estado – Um meteoro foi registrado cruzando o céu do Rio Grande do Sul à 19h37 da noite de sábado, 13. O corpo celeste entrou na atmosfera há 100 Km de altitude e foi extinto há 70 Km, se deslocando por 12 segundos sobre a região nordeste, no oceano do Estado, indo até a praia na fronteira de Santa Catarina com o Paraná. A queda foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do Observatório, este meteoro foi um dos mais longos registrados no Rio Grande do Sul em 2021. “Pelo fato dele ter cruzado o céu em um horário em que era cedo, muitas pessoas conseguiram observá-lo pois estavam na rua. Recebi mensagens de muitos lugares logo em seguida”, disse Jung.

Meteoros como esses costumam entrar na atmosfera e se extinguirem em menos de um segundo, tornando este, de 12 segundos, relativamente raro. Somente em 2020, mais de 22 mil meteoros foram registrados no Rio Grande do Sul pelo Observatório Espacial Heller & Jung, e a estimativa para 2021 é de que esta marca seja superada.

Assista:

Em Nova Petrópolis

Na manhã do dia 23 de abril do ano passado, às 6h43, um meteoro foi registrado também pelo Observatório Heller & Jung explodindo no céu da Região das Hortênsias, acima de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. Na ocasião, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 106,4 quilômetros, e desapareceu ao explodir a uma altitude de 67,1 quilômetros de altitude. A rápida aparição foi vista por menos de um segundo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.