Estado - País - Mundo
Ministro português cogita ciberataque como causa de apagão na Europa
Mundo – Nesta segunda-feira (28), um apagão paralisou parte dos países Portugal, Espanha, França e Alemanha, gerando caos em serviços essenciais e levantando questionamentos sobre suas causas. A possibilidade de um ataque cibernético como origem da pane elétrica ganhou destaque após declarações do ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida.
“Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que Marrocos. Em grande escala e pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada”, declarou Castro Almeida em entrevista à RTP. Apesar da ressalva sobre a confirmação, a hipótese do ministro português colocou em alerta as autoridades e especialistas em segurança cibernética dos países afetados.
O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal divulgou uma nota informando que, até o momento, não foram identificados indícios concretos da causa da falha na rede elétrica. Contudo, na Espanha, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) segue investigando ativamente as possibilidades.
Os relatos sobre a falta de luz nos países europeus começaram por volta do meio-dia (7h em Brasília), afetando principalmente operações de telecomunicação, sistemas ferroviários, aeroportos e semáforos. A operadora da rede elétrica espanhola, Red Eléctrica, informou que o processo de recuperação da energia estava em andamento. A previsão inicial para o restabelecimento total do fornecimento é de seis a dez horas.