Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Moradores reivindicam melhorias e regularização do bairro União

16/05/2023 - 13h25min

Moradores Valdecir e Paulo representaram a comunidade

MAIS DE 30 PESSOAS COMPARECERAM NA SESSÃO DA CÂMARA

POR GUILHERME SPERAFICO

Ivoti – Reivindicações, melhorias e o pedido de regularização, reuniram mais de 30 moradores do bairro União na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, tanto na parte interna da casa, quando no lado de fora. Para responder à comunidade, o prefeito Martin Kalkmann também esteve presente e respondeu às perguntas.

Representando os moradores, usaram a tribuna os senhores Valdecir de Moura e Paulo Ricardo da Silva Ricardo. Segundo eles, cerca de 500 pessoas residem no loteamento e estão “cansadas de promessas”.

O primeiro a subir à tribuna foi Valdecir. Ele pediu o término da pavimentação do bairro. “Foi feita uma reunião com prefeito em fevereiro do ano passado. O início das obras ficou pra maio, novembro, janeiro e já estamos em maio, mas nada aconteceu. O povo não aguenta mais comer pó”, disse.

O morador ainda relatou a falta de acessibilidade e explicou que moradores cadeirantes enfrentam dificuldade de locomoção devido ao chão batido. Entre os pedidos de pavimentação, está o da rua Presidente Costa e Silva, que liga o bairro à Av. Bom Jardim. “Temos muita dificuldade ali, porque tem muito pó (em dias secos) e em dia de chuva é barro. Vemos várias ruas sendo pavimentadas no município, mas no bairro não acontece. Queremos que seja feita uma coisa por nós”, afirmou.

Outra pauta trazida por Valdecir foi a regularização dos terrenos. “Estamos há tanto tempo esperando e até agora nada. Foi protocolado um pedido para o pessoal ver como estava a regularização e ninguém forneceu.”, comentou.

EXPLICAÇÕES

Presente na sessão para acompanhar a demanda dos moradores, Martin foi acionado para se manifestar. Antes, a presidente da Câmara, Marli Heinle Gehm, pediu a palavra e explicou o convite ao prefeito. “Quando eu soube que os moradores viriam, falei com prefeito e ele aceitou convite. Nós, vereadores, não temos essas respostas, então ninguém melhor que ele”, explicou

Em sua fala, Martin iniciou dizendo que são justas as manifestações dos moradores. “Quando a gente fala sobre o loteamento, que o Valdecir comentou que tem 50 anos, eu não posso falar pelos 50 anos, mas pelos 5 que a gente está administração”, argumentou.

Sobre a regularização dos terrenos, o prefeito explicou as diversas idas dos responsáveis ao bairro e disse que, justamente na segunda-feira, recebeu o retorno do cartório, com questionamentos sobre 11 itens que precisarão ser revistos pela Prefeitura, pelos moradores ou por ambos. “Alguns teremos que conversar com algumas famílias. Eles analisaram toda a documentação e fizeram algumas considerações”, explicou.

Martin também falou sobre as futuras pavimentações no bairro, relacionando com a necessidade da instalação de água e esgoto. Segundo o prefeito, caso a comunidade assumisse a responsabilidade destas questões, também terá o custo com eventuais consertos. Já em relação à rua Presidente Costa e Silva, ele explicou que foi feita uma tentativa recentemente de pavimentação comunitária, mas não houve o coeficiente necessário. Agora, a melhoria poderá ser feita mediante emenda parlamentar.

COMISSÃO

Diante da necessidade de ajustes nas documentações solicitadas pelo cartório, o vereador Ivanir Mees sugeriu a criação de uma comissão. “Esses pedidos do cartório não são fáceis de fazer, então sugiro que seja criada uma comissão. Existe este prazo de 30 dias e, se não tiver uma equipe trabalhando nisso, não se resolve neste tempo”.

A sugestão foi aceita por Martin e pelos dois representantes do bairro, que deverão auxiliar a Prefeitura no contato com moradores e ajustes necessários, para que o prazo possa ser cumprido.

RECONHECIMENTO

Outro a se pronunciar sobre a realidade dos moradores foi o vereador Edio Vogel. Relatou que conhece a situação há 36 anos e deu razão às reivindicações dos moradores, mas falou sobre o trabalho realizado pela Prefeitura nos últimos anos. “Não tenho necessidade de puxar saco do município e de ninguém, mas a maior atenção dada ao bairro foi nesses últimos anos, porque finalmente a regularização está saindo”, afirmou.

Comunidade acompanhou a sessão, dentro e fora da Câmara

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.