Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Não é piada: caixa d’água derreteu por conta do forte calor no Estado

27/01/2022 - 12h50min

Uma caixa d’água de mil litros derreteu devido ao forte calor registrado na tarde de domingo (23). O fato foi registrado em uma propriedade rural na localidade do Barro Vermelho, no interior de Cachoeira do Sul.

Segundo o proprietário, um termômetro instalado na localidade marcava 41°C quando a caixa d’agua começou apresentar os primeiros indícios de derretimento. “A caixa d’agua estava cheia quando ela começou a ceder”, informou o produtor.

Entenda

Mestre em Engenharia de Materiais, o professor Glaucinei Rodrigues explica que o calor pode sim alterar a forma da estrutura, já que é composta de polietileno – um material plástico que pode ser moldado sob temperatura e pressão.

Segundo Rodrigues, a temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa – cerca de 112°C. “Para se fazer uma caixa d’água, os grãos de polietileno são derretidos em uma máquina aquecida a cerca de 112°C. Com a exposição ao sol, ao longo do dia, a água contida nela pode ter aquecido e chegado perto da temperatura de fusão, gerando o derretimento”, explica.

Fonte: O Correio

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.