Estado - País - Mundo
Natal Encantado de Morro Reuter marca a valorização da tradição
Por Hermes Reich
Nesta época do ano as cidades se transformam com as luzes e as decorações de Natal. Cada uma delas têm suas particularidades para maravilhar quem as visitam. Em Morro Reuter, o Natal Encantado vai além da beleza e cores natalinas, pois a data festiva do nascimento do menino Jesus também desperta um sentimento especial: de amor à tradição.
“Nosso Natal está bonito. A exposição dos presépios é uma forma de resgatar a cultura da construção do presépio, que traz um pouco da tradição dos nossos antepassados. Nesse sentido é importante”, frisa a prefeita Carla Chamorro.
Um dos cartões-postais da cidade, a Igreja Matriz Imaculada Conceição chama a atenção por sua beleza e hoje é um dos principais pontos turísticos da região. Também é imperdível para quem visita Morro Reuter no Natal a chegada do Papai Noel de rapel pela torre da igreja. A prefeita Carla explica o motivo pelo qual acontece essa tradição, que neste ano infelizmente não pode ser realizada devido à instabilidade no tempo.
“E porquê de rapel? Porque virou uma tradição e a Igreja Matriz é o coração da cidade. Também é uma forma de valorizar a igreja como um ponto turístico.”
A Caminhada Luminosa é mais uma atração do Natal Encantado e marcou a abertura do evento natalino. A encantação inédita emocionou os participantes (entre eles, crianças, jovens, adultos e idosos), que percorreram as ruas centrais da cidade com suas lamparinas.
A casa decorada para Natal de Márcia Teresinha Bervian Weber também virou atração em Morro Reuter. Com ajuda do marido Rubem André Weber, a casa tem chamado a atenção de quem trafega pela BR-116.
“Enfeitar a casa para o Natal é uma tradição de família, e acontece desde a época que minha mãe Maria Ilse Bervia estava viva. Como nós temos uma tenta na beira da BR, o pessoal já pede para olhar a casa”, disse Márcia.
A prefeita Carla destaca o sucesso da programação do Natal Encantado e acredita em uma adesão ainda maior de pessoas nos próximos anos. “A tendência é que mais pessoas venham curtir Morro Reuter, até porque o município de Dois Irmãos é muito próximo da nossa cidade e, com o evento do Natal local, elas também venham nos visitar.”