Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Nova Tramandaí será invadida por uma onda de alegria

26/01/2023 - 17h56min

Na última edição, em 2020, foram vendidos cerca de 2500 espetinhos. Esse ano, será 3000. (FOTO: Volmir Müller)

Festa acontece depois de dois anos, devido à pandemia

Ivoti/Tramandaí – Retomando uma tradição que perdura há cerca de 10 anos, a praia de Nova Tramandaí sediará o Re-Kerb in Ivoti, neste sábado, a partir do meio dia. A “invasão” de moradores da região ao Litoral Norte é tradicional e estava há dois anos sem ser realizada, devido à pandemia. A concentração será na guarita 160, no quiosque Ondas do Mar.

A organização do evento começa às 9 horas, quando será montado a estrutura e que distribuirá 3 mil espetinhos e cucas. A ordem de entrega segue dando prioridade aos ambulantes, catadores e demais trabalhadores. Depois, para crianças, mulheres e, por fim, homens. Por volta das 12 horas, a bandinha Os Farristas animará a festa, levando a música típica alemã.

O Re-kerb conta com seu próprio rei e rainha para celebrar o evento. Valdemar e Nelci Hoffmeister fazem parte da corte da festa. Valdemar é diretor do Rainha Musical.

Como tudo começou

O organizador do evento, Eduardo Arnecke, comenta que a ideia surgiu quando seu compadre, grato pela notícia de que seu filho não seria diagnosticado com uma possível doença, resolveu entregar cerca de R$ 200 para qualquer ambulante que visse pela frente. Porém, Eduardo conta que deu a sugestão de doar espetinhos. A partir daí, a festa foi ganhando, a cada ano, maiores proporções.

O Re-Kerb foi aumentando de tamanho e, hoje, tornou-se um importante evento do Litoral Norte. “Começamos com cem espetinhos e, esse ano, vai para 3 mil”, diz Eduardo.

O organizador do evento também destaca que o movimento na última edição foi incrível. “Tivemos cerca de 32 tendas em torno da estrutura do Re-Kerb, fora as pessoas que passavam pelo local e paravam para dançar”. Em 2020, distribuíram 2500 espetinhos, já com recorde de público.

Todo esse crescimento foi de maneira gradativa e sendo associada ao Kerb in Ivoti. “Foi natural, não teve uma pessoa que pregou que esse seria o Re-Kerb. As pessoas começaram a associar, pelo fato dela acontecer, coincidentemente, uma semana depois da festa, em Ivoti”, explica Eduardo.

Venda de Chopp

Além da distribuição dos espetinhas, também, haverá venda do chopp da Adoma. O valor arrecadado será entregue para o quiosque Ondas do Mar.

Presenças confirmadas

O prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann, e o de Tramandaí, Luiz Carlos da Silva, estão entre as autoridades que já confirmaram a participação. Além deles, o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, também foi convidado.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.