Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Obra de asfalto entre Herval e Gramado deve ficar pronta em outubro de 2023

06/01/2023 - 20h54min

Atualizada em 08/01/2023 - 10h05min

Cerca de 3 km estão parcialmente concluídos (FOTO: Lucas Molling)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Depois de 30 anos de espera, a obra de asfalto entre Herval e Gramado começou a sair do papel em janeiro do ano passado.

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) há 3 km asfaltados – entre os km 8,3 ao 11,3 – entre as localidades de Alto Padre Eterno e Boa Vista.

A perspectiva inicial era terminar 10 de um total de 17,2 km ainda no ano passo, no entanto, não se concretizou por uma série de fatores, principalmente os climáticos.

Ainda conforme o Daer, no momento a equipe está atuando a partir do km 11,3 até o km 12 com serviços de terraplenagem. Na sequência, será realizada terraplenagem nos demais quilômetros da rodovia. O prazo contratual para conclusão até o trecho de Serra Grande/Gramado é 08/10/2023.

No local estão sendo investidos R$ 27,6 milhões do Governo Estadual, através da Secretaria de Logística e Transportes.

ACESSO PELA PEDREIRA 

Embora a obra esteja sendo custeada pelo Governo, quem deu o pontapé inicial foi a própria bancada gaúcha, tendo como frente o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO).

Os parlamentares destinaram mais de R$ 12 milhões para o projeto, muito antes do anúncio do próprio governo. Depois, o recurso foi remanejado para fazer o acesso pela região de “Pedreira”.

Desta forma, se há três décadas os moradores de Santa Maria do Herval aguardavam por um asfalto até Gramado, agora, terão dois.

De acordo com o Daer, o projeto do acesso está com a documentação em análise na Caixa Econômica. Depois, o processo avança para a próxima etapa administrativa a fim de que a autarquia obtenha a autorização para a licitação dessa parte.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.