Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Os 100 anos da pedra fundamental para construção da Igreja de São José do Herval

20/03/2023 - 10h42min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel – Conteúdo para os 31 anos de Morro Reuter

A capela é uma verdadeira obra de arte, com pedras-ferro bem cortadas e uma torre muito bonita, abrigando um sino trazido da Alemanha

Este caderno especial é festivo pelos 31 anos de Morro Reuter, mas neste ano não há como a gente falar sobre a emancipação e a história sem fazer qualquer referência aos 100 anos do lançamento da pedra angular da Igreja de São José do Herval, uma das localidades mais antigas da região.
Por isso, a primeira matéria do caderno de emancipação, neste ano, já é sobre os 100 anos da Igreja de São José do Herval, comunidade que, embora sempre esteve ligada ao Teewald, como na época da extinta Caixa Rural e outras, pertence ao município de Morro Reuter.
Nos idos de 1900, com a escola provisória sendo transformada em capela, alguns antigos moradores eram: Martin Alles, Augusto Hendges, Ferdinando Kieling, Peter Acker, João Blume, Henrique Backes, Guilherme Muck, Luís Molling, entre outros.

CONSTRUÇÃO DA IGREJA
A comunidade de São José foi crescendo devido à grande produção agrícola e o crescimento do comércio. Então, os moradores resolveram construir uma nova capela de pedra. Eram 33 famílias associadas, sob a liderança do Prof. João Klauck, iniciaram as obras. Foi contratada uma firma de Caxias do Sul para quebrar as pedras de ferro, numa propriedade do Muckenthal.
De lá, os associados, em forma de mutirão, levaram, com carretas de bois, as pedras até o local da obra. Em um ano, a capela estava concluída, todas as janelas foram doadas pelos associados. Os sinos foram adquiridos pela comunidade por volta de 1930. O sino maior pesa 480 kg e foi importado da Alemanha, já o sino menor foi comprado da firma Bromber, de Canoas. A capela é uma verdadeira obra de arte, com pedras-ferro bem cortadas e uma torre muito bonita. O altar também é uma verdadeira obra de arte e tem São José como padroeiro e que dá nome à localidade.

O padroeiro escolhido foi São José, um homem justo e trabalhador, era carpinteiro, pai de Jesus. Ele morreu antes da Paixão e Morte de Cristo e em 1955, o Papa Pio XII fixou o dia 1° de maio para o José, o Trabalhador. É o padroeiro dos carpinteiros e dos trabalhadores.

IMAGENS HISTÓRICAS

A seguir, acompanhe fotos históricas (muitas das quais nunca antes divulgadas na imprensa ou na internet) que são do acervo de Rubem Schneider, filho do professor Selvino, que lecionou em São José, ao qual agradecemos.

REGISTROS HISTÓRICOS
Conforme registros históricos, as terras de São José do Herval pertencem ao Travessão Herval, cujos lotes foram divididos entre Picada Verão e Linha Herval de sul a norte. Os primeiros colonos chegaram por volta de 1850. Segundo o professor August Hendges (in memorian), antigo morador de São José do Herval, escreveu na revista Familien Freund de 1883 sob o título DER TEEWALD, ele fez uma análise sobre os primeiros colonos e, gradativamente, o seu desenvolvimento.
As localidades de São José do Herval e Franckenthal eram formadas por 27 lotes e algumas sobras. Os primeiros colonos compradores desses lotes eram, na sua grande maioria, de confissão católica. Os primeiros colonos de São José do Herval foram os Gerhart, Augustin, Scholles, Zimmer, Jacobs, Backes, Vogel, outros. E depois da construção de uma pequena escola provisória, os primeiros professores foram Schäefer, Scholles, Zimmer, Büttenbender, entre outros.
RELÍQUIA
Nota do editor: é importante destacar que a fonte deste texto e algumas fotos são do professor August Hendges.
Estas fotos atualmente pertencem a Rubem Schneider, filho do professor Selvino Schneider. De acordo com Rubem, ele está de posse destas fotos há 20 anos, tendo conseguido em forma de 1.200 ‘negativos’, uma longa história!
*Texto Mauri Marcelo Toni Dandel –

Reitero meus agradecimentos a todos pelas fotos e conteúdos, e quem tiver sugestão de alteração de texto, ou ainda mais imagens ou conteúdos, estamos as ordens e agradecemos.

Antes da construção da igreja atual, esta era a igreja antiga de São José do Herval, ou seja, tinha muito mais do que 100 anos

Há 100 anos: em 18/03/1923, autoridades religiosas lançando a pedra angular da nova igreja

 

Imagem registra a construção da igreja com pedras cortadas conforme relata professor August Hendges

 

Foto de um ângulo diferente mostra recém construída igreja de São José

IMAGEM ANTIGA E OUTRA… MAIS ANTIGA AINDA

A igreja e a pequena vila que existia nas proximidades há muitas décadas

Anos mais tarde do que a foto acima, já dá para ver o aumento do casario nas proximidades da igreja recém construída

BAÚ DE RECORDAÇÕES DE SÃO JOSÉ

Imagem histórica mostra o Kerb de São José em 1937 ou 1938

O icônico Armazém Kielling que há mais de 100 anos funciona no mesmo local; detalhe que a porta depois desta foto, foi trocada de lugar

O Armazém de Pedro Weber era muito tradicional em décadas passadas

Em 1959, ano em que Dois Irmãos se emancipou e São José do Herval deixou de pertencer a São Leopoldo, uma festa com lotação total na igreja e nos arredores

Dia de festa em São José do Herval nos anos 1950

A nevasca no dia 13 de setembro de 1943, mostrando o futuro restaurante Kieling e o já existente Armazém Kieling

Alunos do professor Selvino Schneider – foto do acervo do filho, Rubem Schneider

 

Foto feita para documentos de moradores da época, do acervo de August Hentges, agora no acervo de Rubem Schneider

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.