Estado - País - Mundo
Polícia Civil prende 15 suspeitos de agiotagem e tortura de devedores no RS
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, na manhã desta quinta-feira (10), 15 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida com agiotagem, tortura e lavagem de dinheiro. A operação ocorreu em oito cidades do estado e contou com o cumprimento de mais de 300 ordens judiciais.
Segundo as investigações, o grupo atuava oferecendo empréstimos com dinheiro obtido em assaltos a bancos. Uma das ações criminosas ocorreu em janeiro de 2023, em uma agência bancária no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde foram roubados R$ 556.479,52. O crime foi registrado por câmeras de segurança, mesmo com a tentativa dos assaltantes de cobrir os equipamentos com papelão.
Conforme a Polícia Civil, as vítimas dos empréstimos eram atraídas por facilidades, mas as dívidas se tornavam impagáveis devido aos juros abusivos. Quando os pagamentos atrasavam, os integrantes do grupo localizavam os devedores e os submetiam a sessões de tortura. As agressões eram gravadas em vídeo e utilizadas para ameaçar outros clientes inadimplentes.
A operação cumpriu 18 mandados de prisão e mais de 50 de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Tramandaí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Guaíba. Também foram sequestrados 96 veículos, uma lancha, 22 imóveis e bloqueadas 41 contas bancárias ligadas aos suspeitos.
Ao longo do último ano, os agentes identificaram 41 pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema. Elas devem responder pelos crimes de usura (agiotagem), extorsão, tortura e lavagem de dinheiro.