Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Polícia Federal faz buscas na usina nuclear de Angra 1

11/05/2023 - 15h56min

Objetivo é investigar vazamento de água contaminada no mar

Brasil – Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal esteve realizando uma busca e apreensão na usina nuclear Angra 1, localizada no complexo de Angra dos Reis, litoral sul fluminense. A ação está relacionada a dois inquéritos que investigam o vazamento de água contaminada com resíduos radioativos na Baía de Ilha Grande.

A Polícia Federal está apurando se houve omissão por parte da administração da usina ao não comunicar o despejo de material radioativo às autoridades competentes. Além disso, estão sendo investigados possíveis crimes ambientais.

O incidente ocorreu em setembro de 2022, mas a Eletronuclear, estatal responsável pela usina, só definiu o incidente após quatro meses, segundo o Ibama. Antes disso, a empresa contestou ter realizado qualquer despejo. Como consequência, o Ibama multou a Eletronuclear em R$ 2,1 milhões. A empresa, por sua vez, alega que foram despejados apenas 90 litros de água contendo substâncias de “baixo teor radioativo” e que os valores estavam dentro dos limites legais. Portanto, trate o incidente como um “evento operacional interno”.

Durante a autuação, a empresa afirmou ter realizado uma proteção no local do vazamento e encontrado apenas dois elementos com baixa atividade radiológica, ou seja, com índices de radiação inferiores aos recebidos por uma pessoa durante um exame de raios X.

Em nota, a Eletronuclear disse que forneceu todas as informações solicitadas e que continuará cooperando com as autoridades. A empresa afirma estar comprometida com a segurança e o bem-estar de todos.

“O incidente foi encerrado, suas causas estão sanadas e não existem áreas impróprias nem risco de agravamento da situação. Além disso, o evento não ocasionou nenhum tipo de prejuízo às pessoas ou ao meio ambiente, conclusão referendada pelos próprios órgãos licenciadores (Ibama e Cnen – Comissão Nacional de Energia Nacional). Nenhuma norma foi infringida pela empresa, que sempre atuou com total comprometimento e respeito ao meio ambiente”, acrescente o texto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.