Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ponte do Guaíba será inaugurada nesta quinta-feira

10/12/2020 - 07h12min

Sem vão móvel, nova ponte não terá interrupção do trânsito para passagem de embarcações. (Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS)

Porto Alegre – Cercada de expectativas pelo alívio no trânsito que deverá gerar na ligação entre a Capital e a metade sul do Estado, e pela magnitude da obra de engenharia, a ponte do Guaíba será inaugurada nesta quinta-feira, 10, às 10h. O evento terá a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, além do governador Eduardo Leite.

A travessia terá ao todo 13,6 quilômetros com total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros entre pontes, alças e viadutos. Para alcançar o vão de 40 metros até o Guaíba, que viabilizará a passagem de embarcações sem a necessidade de paralisar o trânsito (como é hoje na ponte móvel), foram necessárias 348,7 mil toneladas de concreto e 18,9 mil toneladas de aço. A estimativa é de que 50 mil veículos utilizem a travessia diariamente. A obra começou em 2014 e deveria ter terminado em 2017.

Na avaliação do presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura (Câmara Log), Paulo Menzel, na comparação com a Rodovia do Parque, construída para desafogar o trânsito na BR-116, a ponte do Guaíba ganha em importância pois liga pontos estratégicos no Estado:

– É uma obra de relevância extraordinária para o RS. O risco que corríamos há décadas, do tráfego com a metade sul do Estado ser interrompido, é algo que termina com essa inauguração. É a realização de um sonho para o RS.

Como não está 100% concluída, a estrutura será entregue parcialmente: após o evento, o tráfego será liberado no vão principal, mas só três acessos estarão abertos. Outros três devem ser terminados em 2021. Para isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) precisará remover cerca de 600 famílias que moram no traçado da elevada.

– Já estamos estruturados para fazer isso. Vai ser a pauta de 2021 – disse Freitas à Rádio Gaúcha nesta quarta-feira (9).

Ainda nesta quinta-feira (10), serão abertos ao tráfego mais 27,1 quilômetros de novas pistas duplicadas da BR-116 (entre Guaíba e Pelotas), em Barra do Ribeiro, no km 330, sentido interior-Capital.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.