Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

RARIDADE: vaca dá à luz trigêmeos no interior de Santa Maria do Herval

01/02/2023 - 10h14min

Atualizada em 02/02/2023 - 20h59min

Márcia Andreia, 42 anos, Deivid Henrique, 17, e Remidio Frank, 46, com os trigêmeos que a Rosinha trouxe ao mundo (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Em um caso raro uma vaca holandesa pariu trigêmeos – dois machos e uma fêmea – entre a noite de terça-feira, 31, e a madrugada de quarta-feira, 1º de fevereiro, na localidade de Padre Eterno Ilges.

O caso aconteceu na família de Remidio Frank que, há 14 anos, trabalha com vacas leiteiras junto com a esposa Márcia Andreia, 42 anos, e o filho Deivid Henrique, 17. Essa é a primeira vez que algo assim acontece. Na verdade, nem gêmeos tiveram com os mais de 50 animais na propriedade, quem dirá, trigêmeos.

Rosinha cuidando das três crias (FOTO: Cleiton Zimer)

Ontem de noite era 21h30 e fui olhar; vi que pela primeira vez, em 14 anos, tinha dado gêmeos. Aí fui dormir. Hoje de manhã quando fomos buscar eles, tinha três“, conta Remidio, que não escondeu o tamanho da alegria com a grata surpresa.

O produtor contou que recentemente fez um curso de inseminação. Passou a aplicar na prática e já está colhendo os frutos disso, mesmo sem muita experiência até o momento. “Estou apavorado, o que vai dar quando eu tiver experiência em fazer inseminação?” brinca.

O que surpreende é a força dos trigêmeos, que estão saudáveis e bem fortes.

Charles Rech, extensionista da Emater em Santa Maria do Herval, frisou o quão raro é este evento. “Mostra o potencial dos produtores e da genética nas propriedades leiteiras.”

Registro feito por Remidio logo após o nascimento.

FOTO: Remidio Frank

Acompanhe, em breve, a história completa da família.

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.