Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Semana será marcada por chuva e terá queda nas temperaturas

15/08/2022 - 11h43min

O Rio Grande do Sul tem enfrentado um clima instável desde a noite de domingo, com chuva, raios e trovoadas durante a madrugada em diversas regiões gaúchas, como na Grande Porto Alegre e na Serra. Nuvens carregadas se formaram sob uma atmosfera quente e úmida, favorecendo as pancadas e os raios.

Ao mesmo tempo que a instabilidade aumentava no território gaúcho nas primeiras horas desta segunda-feira, uma frente fria avançava pela província de Buenos Aires e o Uruguai. No final do domingo e nas primeiras horas de hoje, fortes áreas de tempestade localizadas com granizo, chuva forte e raios se formaram na província argentina a partir de nuvens de desenvolvimento vertical que surgiram ainda no domingo.

Na tarde e na noite de hoje, a instabilidade aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul, com o avanço da frente fria sobre uma massa de ar quente. Com isso, a tendência é chover em todas as áreas do estado até o fim do dia, exceção de poucos municípios próximos de Santa Catarina.

A frente vai avançar com chuva localmente forte, raios, trovoadas e risco de temporais isolados em que podem ocorrer fortes a intensas rajadas de vento localizadas e queda de granizo.

Amanhã, a frente fria vai se deslocar para Norte, atingindo toda a Região Sul do Brasil e estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Rio Grande do Sul, exceção de áreas mais ao Norte, o tempo vai melhorar com sol e nuvens na maioria das regiões.

A segunda metade da semana, entretanto, reserva mais instabilidade. Um centro de baixa pressão que vai migrar do Norte da Argentina e do Paraguai trará muita chuva e tempestades, algumas fortes a severas, no final da quarta-feira nos três estados do Sul.

Esta segunda frente fria da semana será impulsionada por uma intensa e enorme massa de ar frio que vai derrubar a temperatura em muitos estados brasileiros, do Norte, Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil, com previsão de mínimas extremamente baixas em algumas cidades de maior altitude do Sul do país no final da semana.

 

Fonte: MetSul Meteorologia

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.