Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Sobrecargas na rede elétrica geram prejuízos e riscos em Dois Irmãos

10/11/2022 - 18h13min

Atualizada em 10/11/2022 - 18h28min

Princípio de incêndio de quarta-feira pode ter relação com as sobrecargas.

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Moradores de bairros como o Vale Verde e Primavera estão denunciando uma situação que, além de gerar prejuízos, também representa graves riscos.

De acordo com eles estão acontecendo frequentes sobrecargas na rede elétrica da RGE o que já provocou danos em diversos equipamentos dentro das residências. O mais grave seria um princípio de incêndio que ocorreu nesta semana rua Campo Bom que, por detalhe, não resultou numa tragédia.

O último caso aconteceu na madrugada de quarta-feira, 9, às 2h51min, registrado por sistemas de segurança dos comércios.

Diante dos prejuízos causados pela sobrecarga as famílias estão buscando ressarcimentos junto à concessionária de energia mas, nem isso, está sendo atendido. “Vieram olhar e negaram,” disse uma cliente.

Entretanto, contrapondo a versão oficial da empresa – que afirma que ‘não há registro de perturbação no sistema elétrico que possa ter afetado a unidade consumidora para a data e a hora aproximadas da ocorrência do dano,’ os próprios funcionários teriam admitido informalmente que, no momento do ocorrido, uma árvore caiu sobre a alta-tensão o que ocasionou a descarga. “Mas no pedido, via sistema, eles negam o ocorrido,” lamenta a moradora.

O incêndio mencionado no início da reportagem, noticiado ontem, pode ter relação direta com o caso. Um profissional que trabalha com instalações desconfia que o curto possa ter ocorrido diante do desgaste no sistema decorrente das sobrecargas.

Moradores estão tentando uma reunião com as autoridades municipais e a RGE. “Não é possível que isso volte a se repetir e que, pior, sejamos tratados deste jeito pela companhia.

EM TEMPO: a reportagem encaminhou a situação para empresa e aguarda retorno

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.