Estado - País - Mundo
Temperatura pode chegar a 43º com nova onda de calor nesta semana
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2025/02/extremos0902a.webp)
Conforme a MetSul semana que se inicia no Rio Grande do Sul será marcada por uma onda de calor intensa, com temperaturas excessivamente altas, variando entre 40ºC e 43ºC em várias regiões do estado. A sensação térmica pode chegar a 50ºC em alguns pontos do território gaúcho, elevando ainda mais os riscos para a saúde da população.
A segunda-feira (10) dará início ao período mais crítico da onda de calor. Municípios de diferentes regiões, devem registrar temperaturas próximas ou superiores aos 40ºC. Na região metropolitana, as máximas podem ultrapassar os 40ºC, com cidades do Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales atingindo de 40ºC a 43ºC.
A terça-feira (11) promete ser o dia mais quente desta sequência de altas temperaturas. Numerosas cidades devem enfrentar tardes extremamente quentes, com máximas que podem alcançar ou ultrapassar os 40ºC. Porto Alegre e as cidades da Grande Porto Alegre devem registrar temperaturas de 40ºC a 41ºC, enquanto outras áreas do estado devem ter calor de 40ºC a 43ºC.
Conforme as previsões, a onda de calor deverá ter seu último dia na quarta-feira (12). Já a partir desse dia, a aproximação de uma frente fria trará áreas de instabilidade, com forte possibilidade de chuva e temporais em diversas regiões. No entanto, antes da chegada da chuva, a temperatura ainda permanecerá elevada, com marcas superiores a 35ºC em alguns pontos.
Na quinta-feira (13), espera-se que a frente fria traga uma chuva mais generalizada, aliviando o calor extremo. Apesar de ainda ocorrer abafamento em diversas localidades, as temperaturas não deverão atingir os níveis extremos observados no início da semana.
Especialistas alertam que, entre segunda e quarta-feira, algumas cidades podem registrar índices de calor, ou sensação térmica, perto ou acima de 50ºC. É importante destacar que, enquanto a temperatura do ar é medida de forma convencional, o índice de calor leva em consideração a umidade relativa, representando a temperatura aparente que o corpo humano sente.