Estado - País - Mundo
Trump diz que empresas petrolíferas dos EUA passarão a atuar na Venezuela para ‘reestruturar’ o país sul-americano
Após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos, o presidente norte-americano Donald Trump declarou, neste sábado (3), que pretende abrir a indústria do petróleo da Venezuela para a atuação de grandes companhias dos EUA.
Segundo Trump, empresas petrolíferas norte-americanas devem investir pesadamente no país com o objetivo de recuperar a infraestrutura do setor, atualmente em situação crítica.
“Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos EUA, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, afirmou.
O presidente dos Estados Unidos também acusou governos venezuelanos de terem se apropriado à força da indústria petrolífera, que, segundo ele, foi construída com capital e conhecimento técnico americanos. “Construímos a indústria petrolífera da Venezuela com talento, empenho e habilidade americanos, e o regime socialista a roubou de nós durante as administrações anteriores”, declarou Trump.
Para o líder norte-americano, a situação representa um grave prejuízo aos interesses dos Estados Unidos. Ele classificou o episódio como “um dos maiores roubos de propriedade americana na história do nosso país”. As declarações ocorrem em meio à escalada de tensão envolvendo os dois países, após a operação militar anunciada por Washington e a detenção do chefe de Estado venezuelano, fato que tem gerado repercussão internacional.
