Estado - País - Mundo
Trump dobra tarifas sobre aço e alumínio; medida afeta diretamente exportações do Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (3) um decreto que dobra as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio. As alíquotas, que eram de 25%, passarão para 50% já a partir desta quarta-feira (4). A decisão afeta diretamente o Brasil, que é o segundo maior fornecedor de aço para o mercado norte-americano.
A medida representa mais um capítulo da política protecionista adotada pelo governo Trump, que tem priorizado a indústria nacional em meio à corrida eleitoral. O impacto imediato será sentido por empresas siderúrgicas brasileiras, que exportam grande parte de sua produção para os Estados Unidos.
Ainda nesta terça-feira, o empresário Elon Musk criticou duramente o projeto de lei fiscal e orçamentário da Casa Branca, chamando a proposta de “abominação repugnante” e alegando que o texto tem caráter eleitoreiro. Musk havia deixado recentemente um cargo de assessor informal no governo Trump.
A decisão do presidente americano deve provocar reações de países afetados e tensões comerciais. No caso brasileiro, o aumento das tarifas pode comprometer o desempenho das exportações e afetar o setor siderúrgico, que já enfrenta desafios relacionados à demanda global e à concorrência de países asiáticos.