Estado - País - Mundo
UFRGS registra ocorrência após aluno tentar colar grau com suástica pintada no rosto

Estado – A Universidade Federal do Rio Grande do Sul registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal após o formando Vinicius Krug de Souza, do curso de Engenharia de Minas, tentar participar da colação de grau com uma suástica pintada no rosto. O fato ocorreu na noite de terça-feira (18).
Segundo a instituição, ao ser questionado o jovem alegou que se tratava de um símbolo hindu. Ele foi proibido de participar da solenidade com a suástica e, diante de advertência, removeu a pintura e participou da formatura com outros desenhos no rosto. A apologia ao nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Além do registro da ocorrência, a UFRGS avalia quais medidas administrativas cabem ao caso. A instituição reforçou seu compromisso contra manifestações de intolerância, destacando que a continuidade da cerimônia buscou preservar o momento dos demais formandos e seus familiares. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o ocorrido e o caso está sob os cuidados da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância.