Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Urgente: prefeito de Cachoeirinha é alvo de MP e afastado do cargo

30/09/2021 - 08h52min

O prazo do afastamento de Miki Breier é de 180 dias (Crédito: Ronaldo Bernardi/ Reprodução/ GZH)

Cachoeirinha – O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB) está sob investigação em operações realizadas pelo Ministério Público (MP), na manhã desta quinta-feira (30). Suspeito de desviar recursos públicos na prefeitura, ele foi afastado do cargo por determinação da Justiça. A ordem se estende para outros agentes públicos, incluindo o secretário municipal da Fazenda.

O afastamento do prefeito foi determinado pela  4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e tem prazo de 180 dias. Ele havia sido reeleito para um segundo mandato em 2020.

São 18 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre, além das cidades paulistas de São Paulo e Itu. Entre os locais, estão a sede do Executivo e a residência de Breier.

As operações Ousadia e Proximidade foram deflagradas em junho e foi a partir delas que ocorreu as ordens judiciais e as medidas cautelares. Os crimes que estão sendo investigados são de corrupção ativa e passiva, responsabilidade, desvio de verba pública, dispensa indevida de licitação, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Investigações
O MP aponta “evidências” de desvio milionário de verbas públicas, estimado em 45% dos valores contratados, que envolvem serviços de limpeza urbana, conservação e manutenção de próprios e logradouros públicos, no período de 2017 a maio de 2021.

As investigações ainda revelam tentativa de direcionamento da contratação dos serviços de disponibilização de ecopontos, coleta, transporte e destinação final de carcaças de animais mortos, remoção de colônias de himenópteros (abelhas, maribondos, vespas e outros) e destinação dos resíduos do cemitério; contratação com dispensa indevida de licitação dos serviços de coleta manual e mecanizada de resíduos sólidos urbanos a partir do ano de 2019 e tentativa de direcionamento de processo licitatório para a contratação dos serviços de manutenção da malha viária, drenagem pluvial e rede cloacal.

A prefeitura de Cachoeirinha e o prefeito afastado ainda não se manifestaram sobre a ação.

 

Fonte: GZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.