Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Vida de muito trabalho que começou nas Missões e veio até Dois Irmãos

25/03/2023 - 09h28min

Uma história que começou nas Missões e veio até Dois Irmãos

Bruno Wingert

Contar uma boa história muita das vezes não tem hora nem lugar, é o caso do aposentado Luiz Petry de 73 anos, que recebeu a equipe do jornal O Diário em sua casa e dividiu um pouco da sua trajetória pessoal e profissional. Com muita alegria, superação e trabalho, conseguiu durante toda a sua vida conquistar vários amigos e superar as adversidades.

Luiz é casado há 54 anos com Noemia Petry, sua companheira de longa data. Juntos os dois têm duas filhas, Janete e Lucilene, que trouxeram para a vida do casal, 4 netos e 1 bisneto. Natural de Campinas das Missões. Desde criança ajudou seus pais na roça. Com apenas 10 anos já trabalhava na agricultura.

Luiz e sua esposa Noemia

MÚSICO

Logo depois, Luiz junto com familiares criaram a Banda Os Ideias de Porto Lucena, onde ficou durante 12 anos e fez muito sucesso na região onde gravaram três discos. “Nós fechamos 50 contratos, cumprimos tudo, não deixamos nada para trás, todos os compromissos foram feitos”, destaca. Mas com o decorrer do tempo os integrantes foram tomando cada um a sua vida e a banda terminou.

A vinda para o São João

Em 1992 começa a história de Luiz em Dois Irmãos. Através da sua filha, que já estava morando no município com seu tio; ela pediu para o pai conhecer a cidade. Ele conta que na época a inflação estava muito alta, e era difícil achar um lugar para se morar. Mas com o tempo comprou um terreno no bairro São João. O aposentado lembra que na época existia muito preconceito de quem vinha morar no Bairro. “São João era muito descriminado pelas pessoas, muitos não entravam aqui, era considerado ruim, mais não tinha nada disso, sempre foi bom morar aqui e seguro.”

Emprego

O emprego era outra dificuldade que ele encontrou no início. As fábricas de calçados não estavam contratando, pela idade, na época com 43 anos, era considerado velho para o mercado de trabalho. E foi com a ajuda de um amigo que Luiz conseguiu arrumar o emprego no Grupo Herval.

No início começou como serviços gerais, onde ficou durante 10 anos. Depois, foi cuidar da chácara da empresa, onde ficou por mais 12. cuidava do gado, plantação, além de morar no local.

Clube Reviver

Já aposentado, Luiz pode se dedicar há uma velha prática que eles gostava, baile e dança. Foi a então que o casal entrou no Clube Reviver. E com um ano participando do ele foi convidado para integrar a diretoria.

Darcy Engelmann ficou presidente e Luiz como seu vice. Durante quatro anos ficaram a frente do Grupo. O idoso destaca que foram anos intensos e que realizaram um grande trabalho. “Fomos muito bem, consolidamos o grupo de dança.”

Logo após passar os quatro anos como vice-presidente, Luiz assumiu a presidência Reviver. “No primeiro ano de 2018 eu fiz 12 bailes, e saímos 24 vezes para outros municípios. Trouxemos para o encontro aqui em Dois Irmãos 20 grupos de fora, e em pouco tempo dobramos a quantidade de baile”, destaca.

Luiz cita todo o trabalho que teve enquanto presidente do Clube. “Fiz a programação do ano inteiro do baile, todo mês tinha uma banda contratada, além disso criei um folheto com todas as bandas que iram tocar durante todo o ano, chegamos a distribuir mil exemplares de programação.”

Equipe diretiva do Clube Reviver durante baile em 2018

No ano 2020 chegou a pandemia e os bailes presencias deram uma parada, e Luiz tendo que se afastar, devido a um problema de saúde. Hoje já recuperado e saudável, o aposentado se orgulha da jornada, e com a certeza que tudo foi feito com muita dedicação e trabalho.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.