Conecte-se conosco

Notícias

Estância Velha: mutirão realizou 15 testes ergométricos no sábado

10/11/2025 - 16h51min

Por meio da Secretaria de Saúde (SMS), a ação atendeu mais 15 estancienses no último sábado, dia 8 de novembro - Foto: Robson Nunes (Decom/PMEV)

ESTÂNCIA VELHA – Um teste simples, mas tão importante que pode salvar vidas. O teste ergométrico, encaminhado por médicos especialistas, foi o foco do novo mutirão de atendimento do programa Saúde Mais Perto, da Prefeitura de Estância Velha. Os testes serviram para deixar pessoas mais tranquilas, como a aposentada Maria Nilda Immig, 65, moradora do Floresta, que saiu do exame dizendo que estava tudo “dentro do padrão”, e também para acender o alerta para outros, como o morador do Campo Grande, Rui Leomar Manske, de 67, que já saiu do exame com uma consulta agendada com um cardiologista. “Essa semana já vou voltar aqui no Centro de Especialidades para aprofundarmos a situação”, citou.

Paciente medindo a pressão

O teste ergométrico, antes de março deste ano, era um serviço que a Prefeitura pagava para ser executado fora do Município. Isso, conforme o secretário de Saúde, Yuri Campos, trazia mais despesas para a cidade, como o pagamento da consulta e o próprio deslocamento dos pacientes para municípios da região. “Adquirimos um equipamento de ponta que agiliza e muito os atendimentos da área cardíaca”, cita Yuri.

Durante toda a manhã de sábado, os atendimentos foram realizados com tranquilidade. Mesmo enfrentando o mau tempo, todos os pacientes agendados compareceram. Como o teste é rápido, todos saíam já com o resultado em mãos. “Com este equipamento conseguimos atender prontamente todos os encaminhamentos da área, conseguimos dar um atendimento tão bom quanto o de qualquer tipo de convênio”, destacou o médico Luciano Annerl.

Paciente na esteira

Investimento de R$ 120 mil

O equipamento para os testes ergométricos foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do ex-vereador Décio Hansen, no valor em torno de R$ 120 mil reais. Para realizar o teste, o paciente é encaminhado ao cardiologista pelo médico das unidades de saúde do município. A consulta deve ser marcada na Secretaria da Saúde. Na consulta com o cardiologista, conforme avaliação, ele solicita a realização do teste ergométrico, em caso de necessidade. Os testes são agendados e realizados em dias específicos, pelo próprio cardiologista que atende no Centro de Especialidades.

Equipamento

A esteira é de modelo Centurion 300, que apresenta leveza e resistência, toda feita em alumínio, ideal para uso médico em testes de esforço e cardiopulmonares. Ela suporta até 200 quilos, com ampla área de caminhada, inclinação de 0 a 26% e velocidade máxima de 18 km/h. Ela ainda possui saída USB nativa para controle automático digital e sistema de fricção reduzida, que dispensa lubrificação.

Novo equipamento

Fotos: Robson Nunes (Decom/PMEV)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.