Notícias
Frio prolongado está trazendo transtornos para a agricultura de Dois Irmãos, Herval e Morro
Clima atípico provoca impacto em diversas culturas
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval / Dois Irmãos / Morro Reuter – Cada ano é um desafio diferente para quem tem empresa a céu aberto. Em 2021, neste mesmo período, havia uma grande preocupação com a estiagem que se concretizou e gerou inúmeros prejuízos na agricultura. Agora, o problema é o frio prolongado que está trazendo impactos ao desenvolvimento de diversas culturas.
Em Santa Maria do Herval e Dois Irmãos, por exemplo, as perdas já estão sento sentidas nas parreiras de uva. Além disso há impactos no desenvolvimento do milho e feijão.
UVAS
O secretário de Agricultura do Teewald, Jaime Morschel, explica que as uvas enfrentaram empecilhos já na fase em que passaram da floração à frutificação. “Choveu demais e fez muito frio. Isso fez com que as florzinhas não abrissem devido à falta de luz solar, não polinizaram, caíram e não geraram frutos.”
O resultado disso é que muitos cachos estão mal formados, com metade das frutas. “Escutei relatos de algumas regiões de prejuízos que podem passar de 50%, não sei se para nós será tanto assim mas terá também.”
MILHO
Já quanto ao milho também há temor. A tendência, de uns três anos para cá, é plantar cedo para tentar driblar a cigarrinha. Com isso os agricultores buscaram novamente antecipar as lavouras mas, com o clima, o milho demorou até mesmo para brotar do solo e, depois, o crescimento continuou lento devido ao frio. “Se olhar as lavouras com 30/45 dias, temos milho com 30 centímetros ou menos de altura; e já deveria ter passado tranquilamente de meio metro,” explica Jaime.
O milho ainda possuí a particularidade de que, mesmo após a melhora do tempo, ele não recupera o crescimento retraído. Ou seja, lavouras com menos folhagens que impactam diretamente na silagem e, possivelmente, na produção de grãos.
FEIJÃO
Morschel destaca que o feijão plantado até agora está sofrendo fortes impactos. “Se melhorar daqui pra frente vamos apostar no tardio.”
Benéfico para os hortigranjeiros
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Morro Reuter e Dois Irmãos, Pedro Joãozinho Becker (Pedrinho), o clima mais frio nesta época possuí diferentes impactos.
“No moranguinho está até ajudando. Mas no milho, feijão, aipim, temos perda.”, afirma, explicando que o milho está com baixa estatura, amarelo, com possíveis perdas no volume de silagem. No feijão afirma que não forma a vagem e, no aipim, péssima germinação. “Nos hortigranjeiros sem problemas”.