Geral
“Aos machões, aviso: parem, ou sofrerão as consequências de seus atos”, diz comandante após GCM impedir sequestro de jovem em Estância Velha

Uma tentativa de sequestro foi frustrada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Estância Velha na madrugada deste sábado, 5 . O caso aconteceu por volta das 3h, em frente a um pub localizado no Centro da cidade. Um homem de 39 anos, armado com uma faca, tentou forçar sua ex-namorada, de apenas 19 anos, a entrar em um veículo Peugeot, sob ameaça e agressões físicas.
View this post on Instagram
Segundo testemunhas, a discussão entre os dois começou de forma acalorada, mas logo evoluiu para violência. O agressor agarrou a jovem com força e tentou colocá-la no carro. Um comerciante local e demais pessoas que presenciaram a cena acionaram imediatamente a GCM, que chegou rapidamente ao local.
Com a aproximação da viatura, o homem soltou a vítima e fugiu, levando a bolsa dela. A guarnição iniciou o acompanhamento pelas ruas da cidade. Em alta velocidade e dirigindo na contramão da Avenida Presidente Vargas, o motorista seguiu por vias paralelas, desrespeitando leis de trânsito e colocando vidas em risco.
A perseguição terminou na Rua Machado de Assis, próximo à Avenida Brasil, onde o suspeito perdeu o controle do carro e foi interceptado pelos agentes. Visivelmente embriagado e sem habilitação, ele foi detido sem oferecer resistência. Durante a revista, a bolsa da jovem foi localizada no interior do veículo.
O agressor admitiu que a vítima é sua ex-namorada. Toda a ação foi registrada por câmeras do sistema de videomonitoramento do município.
Após atendimento médico, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo. O homem foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.
Para o comandante da GCM, Eder Castro, o caso escancara mais uma vez o cenário alarmante da violência contra a mulher:
— Os homens estão perdendo o juízo. Os casos de violência doméstica estão se tornando corriqueiros, e a GCM vai intensificar o combate e a proteção das vítimas. Esta mulher, caso queira, será incorporada ao nosso programa Mulheres Protegidas e passará a ter todo suporte, apoio e proteção que o sistema oferece. Aos machões, aviso: parem, ou sofrerão as consequências de seus atos. E a comunidade é a nossa aliada, nos fornecendo as informações e as denúncias necessárias para buscar esses meliantes — declarou o comandante.
A jovem não ficou ferida gravemente, mas recebeu atendimento e terá suporte psicológico. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.