Conecte-se conosco

Destaques

Atividade proporciona a vivência do skate como forma de inclusão em Ivoti

12/10/2018 - 14h01min

Ivoti – Um presente de Dia das Crianças. Na manhã do dia 12, a adrenalina de estar sobre quatro rodinhas e um shape foi proporcionada aos jovens que possuem algum tipo de deficiência. A oportunidade foi dada pela Apae de Ivoti, que em parceria com o Studio Neuro e a Prefeitura de Ivoti, promoveu o Projeto SkateAnima. A iniciativa visa estimular a prática do skate para os mais variados tipos de deficiência, incentivando a inclusão e a integração entre o público em geral.

No evento, que ocorre na Praça do Skate Geraldo José Frohlich, skates com andadores e outros tipos de equipamentos, estavam disponíveis para os beneficiários da Apae. A diretora da entidade, Marliese Christine Simador Godeflite comenta que conheceu o projeto em uma exposição de tecnologia assistida, e que a partir daí, resolveram convidar o SkateAnima para uma ação em Ivoti. “A proposta deles casa muito bem com a nossa, a de incluir os indivíduos, indiferente da sua deficiência. Além disso, essa atividade sai uma pouco daquela lógica que se deve focar apenas no tratamento médico e muitas das vezes acaba se esquecendo a importância do lazer para a criança”, enfatizou a diretora.

Segundo um dos idealizadores do projeto, o SkateAnima surgiu em Porto Alegre, no ano de 2015. Stevan de Melo Pinto, que possui uma clínica de fisioterapia neurofuncional, conseguiu unir as suas duas paixões nesta iniciativa, que estimula e oportuniza muitas crianças a viverem momentos inesquecíveis. “Por se tratar de um esporte radical, acabamos proporcionando sensações que provavelmente aquela criança nunca sentiu, ou até mesmo não sentia há tempos. Com o SkateAnima, rompemos qualquer restrição de movimento, fazendo com que eles superem os seus próprios limites”, ressaltou. Ainda de acordo com Stevan, o projeto foi crescendo, passando por diversas cidades, incluindo oficinas permanentes, como em Porto Alegre, por exemplo.

Quem adorou essa atividade foi o Fábio Vinícius Hanauer, de 10 anos. Acompanhado da família toda, o menino pode matar a vontade de andar de skate novamente, prática que aprendeu com o irmão. “Mesmo com a dificuldade motora que ele tem, o Fábio andava sentado no skate, demonstrando o quanto ele gostava”, disse o pai, Ademio Hanauer. “Ficamos bem felizes com esse evento hoje. Ver todas as crianças andando de skate juntas, indiferente da condição física é muito gratificante”, completou a mãe, Márcia Beatriz Rodrigues Hanauer.

A tarde, a atividade ocorre em São José do Hortêncio, no Ginásio Clóvis Luis Schaefer até às 18h.

Leia também:

Quarta ocorreu a 20ª edição do Festival de tortas da Liga de Ivoti

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.