Geral
Bandas e atrações marcam a 21ª Festa da Batata em Herval
Santa Maria do Herval – Um grande público prestigiou a 21ª Kartoffelfest, a Tradicional Festa da Batata, para prestigiar as bandas e grupos de renome, além das mais variadas atividades culturais realizadas. Almoço típico, bolinho de batata, exposições e produtos coloniais é o forte da festa.
O sucesso gastronômico herdado
A gastronomia típica sempre é sucesso, com bolinhos, cucas, linguiças, schmiers, assados de porco e muitas outras receitas gostosas que as avós nos deixaram.
É o resultado da força produtiva da nossa gente. O município reúne um povo trabalhador, cujas características são legadas pelos imigrantes vindos da região do Hunsrück e arredores.
Na sexta-feira, dia 18, foi o momento da Integração Cultural, quando vários grupos de danças alemãs e gauchescas mostraram tudo o que sabem ao público visitante. A partir das 20h30 foi a vez da Banda Danúbio Azul animar o público no começo do final de semana.
A vez do almoço típico
O sábado teve a abertura da festa (9h30), seguida do Encontro de Grupos Alemães Infanto Juvenis. Ao meio dia foi o saboroso almoço típico nos restaurantes locais, que estavam preparados para a grande demanda de visitantes, que a chuva não atrapalhou de prestigiarem o evento. Na parte da tarde, o Grupo da 3ª Idade Amizade teve o seu baile no Salão Paroquial.
Orquestra e excelentes bandas
Na sequência do evento teve a Orquestra Continental de Itapiranga/SC, Os atuais, Rainha Musical, Companhia Show 4 e Tuca e Banda, para fazer o fechamento da noite, sempre com uma excelente presença de público, que prestigiou todos os bailes e as apresentações culturais que demonstraram as raízes germânicas.
Já o domingo iniciou com sol às 9h30, e o público aproveitou para visitar os espaços da praça de alimentação (Espaço Gourmet), parque de diversões, Feira da Indústria e Comércio, Exposição de Máquinas Agrícolas e as tendas dos produtos agrícolas, além de artesanato diversificado. A comercialização de batatas pôde ser feita diretamente com os produtores locais. Um detalhe importante é que durante todo o evento aconteceram Oficinas com Receitas de Batata, junto ao Espaço da Emater, Secretaria da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também o Chopp Eisenbahn foi servido no Espaço Cultural.
A Banda Festerê animou a partir das 11 horas, sendo que o público teve várias e boas opções junto aos restaurantes locais, preparados para servir almoço típico. O grupo de Danças Teewald se apresentou às 13h20, sendo que a Banda Continental de Itapiranga fez quase três horas de apresentação, com início às 14horas. Depois foi a vez das bandas Brilha Som e Barbarella mostrarem tudo o que sabem em animar grandes públicos.
LEIA TAMBÉM
Sicredi e Emater de Linha Nova promovem reunião para tratar de Energia Solar
Aluno que ameaçou professora irá responder processo como menor infrator