Conecte-se conosco

Dois Irmãos

Bloqueio de acesso a Cascata São Miguel não é respeitado

Dois Irmãos – Placas, cercas e cancela de acesso depredadas e bloqueio com pedras desrespeitado. A Administração Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento de Meio Ambiente, está fazendo várias tentativas para recuperar a área degradada na Cascata São Miguel, que fica na divisa de Dois Irmãos com Ivoti.

Na última semana, o Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras e Viação, realizou um novo bloqueio com pedras para restringir o acesso de veículos no local, mas o bloqueio foi furado na última terça-feira (21). Com a medida, a quantidade de lixo que é descartada de forma irregular pela área diminui em 80%.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente, Álan Kuhn, ressalta que a área da cascata é de propriedade particular e está em recuperação ambiental. No trecho da queda da água, antes da ponte de madeira, é propriedade privada e, após a ponte, pertence à Usina Hidrelétrica.

Neste sábado, 29 pessoas de Dois Irmãos participam da Travessia Torres-Tramandaí

“No trecho às margens da queda da água, cercamos toda a área privada e fomos orientados pelo Ministério Público a plantar 180 mudas de árvores nativas. Além de ser área privada e em recuperação, ressaltamos que é um risco para quem insiste em ir ao local. Todo trecho da cascata é impróprio para banho devido a profundidade do rio, trechos com pedras, buracos e de alto risco de acidentes e afogamentos”, disse Álan.

Tentativas de golpe usando o nome da Prefeitura de Dois Irmãos

Muito lixo

O lixo espalhado semanalmente no local é outro problema que preocupa o Departamento de Meio Ambiente para recuperação ambiental. “Sacolas plásticas, latas, garrafas de vidro, isopor, restos de alimentos e papel são alguns dos resíduos descartados no local semanalmente e recolhidos por uma equipe do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos”, disse Álan.

Cascata não é mais ponto turístico

Também por orientação do Ministério Público, as Prefeituras de Dois Irmãos e Ivoti retiraram placas que orientavam o caminho para chegar até a cascata, assim como o local não aparece mais em folder de divulgação.