Geral
Botão de emergência entra em funcionamento nas escolas de Nova Petrópolis
Policiais militares receberam a capacitação do sistema na manhã desta terça-feira
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – As escolas municipais de Nova Petrópolis já contam com o sistema de segurança conhecido como “botão de emergência”, oferecendo conexão direta com a Brigada Militar através de imagens ao vivo de cada local. Os policiais receberam treinamento para operar o novo sistema na manhã desta terça-feira, 17 de outubro. Nos próximos dias, o mesmo recurso ficará à disposição da Polícia Civil. Também está prevista a instalação de botões de emergência nas escolas estaduais e na Apae.
O prefeito Jorge Darlei Wolf, acompanhou os testes do novo sistema na Brigada Militar. Também esteve na Escola de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe, onde acionou o botão de emergência e testou o mecanismo. O treinamento foi realizado por técnicos da empresa DGT, fornecedora do sistema, e acompanhados pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Nova Petrópolis. “Este é um avanço muito importante para a segurança de nossas escolas, pois passamos a ter um recurso muito simples, prático e eficiente em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil. E podemos adiantar que outras ferramentas tecnológicas também estão sendo adquiridas para a segurança das escolas”, diz Darlei.
Darlei aperta o botão de emergência pela primeira vez, inaugurando a medida de segurança (CRÉD. FRANCIS LIMBERGER)
DOIS BOTÕES POR ESCOLA – Conforme o sistema contratado pela Secretaria de Educação, cada escola conta com dois botões de emergência, sendo que um permanece em um ponto de fácil localização e outro em local reservado. Quando um botão de emergência é acionado, as imagens do local são geradas automaticamente no painel da Brigada Militar, bem como um alerta sonoro passa a ser ouvido na sala de operações. Através das próprias câmeras, os policiais podem enviar orientações por voz para as escolas. Além dos botões de emergência, cada escola conta com uma série de câmeras integradas ao sistema, que podem ser acessadas a qualquer momento pela Brigada Militar.