Geral
Câmara americana aprova impeachment do presidente Donald Trump
A Câmara dos Deputados, dos Estado Unidos, decidiu pelo impeachment de Donald Trump, na noite desta quarta-feira (18). O presidente, porém, continuará no cargo até que a decisão seja julgada no Senado, provavelmente em Janeiro.
A decisão histórica coloca Trump como o terceiro presidente americano a sofrer um impeachment. Ele foi considerado culpado de abuso de poder por 230 votos a favor e 197 contra em uma primeira votação e ainda pode ser considerado também culpado de obstrução do Congresso em uma segunda votação esta noite.
No mesmo momento em que a situação era aprovada, o presidente americano participava de um comício em Battle Creek, Michigan. “Não parece que estamos sofrendo impeachment,” afirmou. Segundo Trump, “O país está indo melhor do que nunca. Não fizemos nada de errado. Temos um tremendo apoio no Partido Republicano como nunca tivemos antes”.
No Senado, o julgamento que irá definir, ou não, pela perda do mandato de Trump deve acontecer no início de janeiro. Para perder o cargo, ele precisará ser condenado por dois terços da casa em que tem maioria de republicanos. Assim, 20 dos 53 senadores do partido do presidente precisarão votar contra ele, algo que não deve acontecer.