Conecte-se conosco

Geral

Câmara de Lindolfo Collor sugere censo animal

27/07/2023 - 14h48min

Atualizada em 27/07/2023 - 18h56min

Município é referência em castração de cães

Por Geison Machado Concencia

L. Collor – O presidente da Câmara de Vereadores, Alcírio Wiedthauger, fez um pedido à Prefeitura: dentro do possível, realizar um censo de animais domésticos no Município. O motivo para demanda é justificada, segundo ele, a quantidade de acidentes ocasionados pela mordida de cães em humanos. Alcírio ressalta sobre a importância de conhecer seus proprietários para as devidas responsabilizações. Além disso, também lembrou que quando ocorre o atropelamento de animais, há pessoas que pedem medidas judiciais por conta da perda.

A secretária de Agricultura, Viviane Prass Bervian, lembrou que o Município sempre realiza campanhas de castração de animais e que nestes casos, já aproveita para fazer um levantamento completo da ficha do animal: sexo, proprietário, idade, raça e demais informações relativas ao animal.
Quanto a castração de animais, o Município, inclusive, é uma das referências na região da Encosta da Serra por implantar o modelo de castração gratuito para os animais em situação de abandono, mas, que possuem tutores. Atualmente, cerca de 60% dos animais são cadastrados. Além disso, Viviane ressaltou que muitos cães de rua foram tirados da situação de rua e entregues a tutores responsáveis.

Quanto a relatos de cães que morderam pedestres ou qualquer outro morador, a Prefeitura não recebeu relatos e notificações sobre casos desse tipo. E quando tal fato acontece, Viviane indicou as vítimas denunciarem esse tipo de incidente.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente não confirmou a realização de um censo animal, mas, que estuda a possibilidade. “No momento estamos avaliando a melhor forma de realizar os projetos da causa animal”, explicou a Viviane.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.