Geral
Câmara discutirá retirada de tachões na Av. XV de Novembro em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Na sessão ordinária de terça-feira, 30, será discutida na Câmara de Vereadores a Indicação nº 018/2023, encaminhada pelo vereador Cláudio Antônio Gottschalk (PDT). A proposta, sugere que o Poder Executivo estude a viabilidade de implantar refúgios centrais nas rótulas ao longo da Avenida XV de Novembro.
A intenção é melhorar a fluidez do tráfego, principalmente nos finais de tarde e finais de semana, quando há o maior número de veículos. Para isso, seria necessário retirar os tachões presentes nas rótulas, possibilitando que os veículos que desejam dobrar à esquerda não interfiram na trajetória dos demais que permanecerem na pista. A proposta será debatida na sessão e poderá ser encaminhada para análise e posterior execução pela Prefeitura.
Gramado como exemplo
A’O Diário, o vereador Cláudio explicou que a Indicação é um pedido de moradores a ele, e que o município vizinho pode ser usado como exemplo. “Em Gramado, quem quer dobrar à esquerda, dobra. Quem quer ir reto, vai. Isso dá mais fluxo e libera o trânsito”, afirma.
A Avenida XV de Novembro é a principal via de Nova Petrópolis e conta com quatro rótulas no Centro, além do semáforo. Aliado a isso, no km 2, a avenida deixa de ser duplicada e o trânsito começa a afunilar para que todos fiquem na mesma pista, gerando mais congestionamento.
Já a presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Zummach (PSDB), disse que a questão dos tachões é a mesma dos quebra-molas da ERS-235 (a ERS e a avenida são as mesmas, mas é chamada de ERS a partir do km 2), entre o km 2 e o 3, o qual o vereador Cláudio também solicitou a retirada há duas semanas. “Nós precisamos discutir mobilidade urbana e infraestrutura viária. Precisamos de estudos técnicos e avaliações do que, de fato, essas ações contribuirão. Precisamos discutir estas situações, mas com conhecimento técnico”, disse.
A sessão
A proposta ainda está em fase inicial e sua implementação dependerá da análise de viabilidade técnica e financeira por parte do Poder Executivo, isso se aprovada pela Câmara, o que costuma ocorrer. A sessão ordinária tem início às 18h30 e ocorre no Plenarinho da ACINP, localizado no Centro de Eventos. Também pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube “Câmara Nova Petrópolis”.