Conecte-se conosco

Geral

Cerco a criminosos presos em Nova Petrópolis durou cerca de 10 horas

26/01/2023 - 14h41min

Policiais tiveram êxito após horas de buscas (Créd.: BM/1º BPAT)

Nova Petrópolis – Após quase dez horas de cerco, a Brigada Militar prendeu na manhã desta quinta-feira, 26, os dois criminosos, de 19 e 25 anos, que roubaram um Fiat Pálio branco de um motorista de aplicativo, no Centro de Gramado, ainda na noite de quarta-feira, 25. Cerca de três horas antes, p uma menor de 16 anos que também havia participado do roubo, já havia sido apreendida.

Conforme a Brigada Militar, eram por volta das 23 horas quando a guarnição ouviu som de disparos de arma de fogo vindo das proximidades do Palácio dos Festivais, na Avenida das Hortênsias. Em seguida, apareceu um homem, de 26 anos, correndo e pedindo por socorro. A vítima relatou à polícia que é motorista de aplicativo e que havia buscado três passageiros no bairro Santa Marta, em Canela. Quando estava quase finalizando a corrida e os passageiros desembarcariam, ele foi rendido pelo trio. Um dos homens assumiu a direção e a vítima seguiu sentada no banco do carona, na parte da frente.

Cena de cinema

A vítima protagonizou cenas de cinema durante o assalto. Segundo a própria, os criminosos apresentaram atitudes amadoras no quesito crime. O motorista relatou à polícia que os bandidos pareciam estar “meio perdidos”. Eles andaram em direção ao centro e foi nesse momento que a vítima do assalto teria tomado a arma do segundo homem, que estava no banco de trás com a menina menor de idade.

Na sequência, ele abriu a porta do carro e jogou-se para fora com o veículo ainda em movimento quando os criminosos passavam pelo cruzamento entre as Av. das Hortênsias e a rua Borges de Medeiros. Quem atirou, duas vezes, contra o carro em movimento foi a própria vítima do assalto, que não soube dizer aos policiais se conseguiu atingir alguém.

A arma, um revólver de calibre .38 com numeração raspada, foi apreendida pela polícia. Das cinco munições, duas estavam deflagradas, corroborando com a versão da vítima que atirou no carro, e outras três intactas.

Revólver calibre .38 da marca Rossi foi apreendido pela Brigada (CRÉD. BRIGADA MILITAR/1º BPAT/DIVULGAÇÃO)

Menor ficou horas escondida

Após ver o carro ser alvo de disparos da própria arma, os criminosos fugiram pela ERS-235 em direção a Nova Petrópolis. Moradores viram a movimentação policial nas proximidades dos bairros Vale Verde e Linha Imperial. De imediato as demais guarnições do 1º BPAT foram avisadas.

O veículo roubado, que posteriormente foi recolhido pela guarnição de Nova Petrópolis e restituído ao proprietário, foi encontrado abandonado no local, mas a polícia não encontrou nenhum criminoso em primeiro momento. Os policiais retornaram as buscas no início da manhã desta quinta-feira e logo os policiais encontraram a menor de idade escondida no mato próximo do local onde o carro foi abandonado.

Antecedentes

Por volta das 9h40, a guarnição da Brigada Militar avistou a dupla caminhando na beira da ERS-235, já chegando na área central, onde foram presos em flagrante. O homem de 25 anos possui antecedentes por roubos, posse irregular de arma de fogo, e dois homicídios (um tentado e um consumado). Ele era procurado da justiça, com mandado de prisão expedido pela comarca de Canela, pelo crime de homicídio ocorrido em agosto de 2022, em Canela.

Capitão Marcelo Montini, comandante da BM Gramado, destacou a atuação dos Policiais Militares e o êxito da ação: “A importância do policiamento ostensivo em Gramado culminou com a visualização do veículo e a consequente troca de informações com as demais guarnições de serviço na área do Batalhão Turístico possibilitou o êxito na ação. Mesmo em razão da dificuldade apresentada pelo terreno, onde os criminosos adentraram, os policiais não mediram esforços para que os indivíduos fossem localizados e capturados, o que deve ser enaltecido”, disse.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.