Geral
Colégio Imaculada Conceição comemora 122 anos de história em Dois Irmãos
Forma de ensinar e estrutura privilegiada são algumas das marcas do Imaculada Conceição
Mauri Marcelo Toni Dandel
Dois Irmãos – Do dia 4 de junho de 1900 para o dia 4 de junho de 2022 muita coisa mudou no mundo, no Brasil e, especialmente, em Dois Irmãos. O que separa uma data de outra são 122 anos, mas ambas estão unidas, afinal, é a fundação do Colégio Imaculada Conceição. Muito mais do que uma escola centenária, o colégio é uma marca na educação em Dois Irmãos e também da região.
Há 122 anos, o grupo da comunidade liderado pelo pároco Augusto Lohmann foi a Porto Alegre solicitar uma escola que oferecesse uma educação completa, na qual fizesse parte o ensino da Educação Cristã. Foram designadas então as Irmãs Maria Gertrudes do Coração de Jesus e a Irmã Maria Sebastaina de São Miguel para verificar o local e as possibilidades da abertura da escola. A partir daí, foi adquirida uma casa com espaço para a residência das Irmãs, um pequeno internato de meninas, capela e sala de aula.
Atualmente o colégio atende mais de 300 alunos da educçaão infantil até o 9º ano do ensino fundamental, contando com uma grande estrutura docente e um espaço privilegiado no Centro de Dois Irmãos.
A PALAVRA DA DIRETORA
A diretora Shirley Maria Heck Backes diz que comemorar 122 anos é um orgulho e uma alegria muito grande e o colégio Imaculada tem uma participação importante no desenvolvimento da cidade, principalmente por ter contribuído com a educação de várias gerações. “Atualmente temos alunos que são filhos, netos e bisnetos de ex-alunos, confirmando a credibilidade e a confiança da instituição pelos laços e vínculos criados. Parabéns a todos que fazem e já fizeram parte desta história tão bonita de 122 anos”, destaca.
RECORTES DA HISTÓRIA
-Em 1911 foi construído o prédio com três andares.
-O espaço usado desde 1900 foi demolido no ano 1948.
-Em 1951 foi criado o Jardim de Infância e em 1962 iniciaram as obras do terceiro prédio, destinado ao internato das meninas.
-Foi pioneira no oferecimento da Pré-Escola e do Curso Ginasial na cidade.
Foto antiga de um dos prédios da grandiosa estrutura do Colégio Imaculada Conceição comemora 122 anos
Colégio tem uma forma de aprendizagem diferenciada e atua com diferentes processos de ensino aos alunos
DEPOIMENTO
DE ALUNA À PROFESSORA: 45 ANOS NO COLÉGIO
A professora Fabiane Schmitt é um exemplo de algo que têm se tornado habitual ao longo da história do Imaculada. Ela foi aluna, se tornou professora do mesmo colégio onde seus pais estudaram e onde um filho seu estudou e o outro ainda estuda. “Não tem como falar do Imaculada sem falar da minha vida. Dos meus 51 anos, 45 anos são vividos aqui dentro; 15 como aluna e 30 como ‘profe’. E nestes 45 anos da minha vida teve um processo muito bonito, de ver a evolução do nosso colégio, sem perder a tradição”, destaca Fabiane. Segundo ela, a tradição que está ligada e focada nos valores religiosos, morais, cívicos, que são bem importantes: “A nossa fundadora Barbara Maix sempre esteve muito presente na nossa vida,
tudo é inspirado na mística dela e a gente leva isso na vida pessoal e familiar”, informa. Segundo ela, é também é um privilégio de ver e conviver a evolução de “muitos alunos que passaram por aqui, assim como os meus colegas professores e colaboradores que sempre deixaram um pouquinho deles aqui e levar um pouco meu na vida deles”. Fabi destaca que tem “muito orgulho de ser Imaculada e pertencer ao Imaculada.