Geral
Colônia Japonesa de Ivoti produz os bolinhos da prosperidade
Por Geison M. Concencia
Ivoti – No Japão, uma tradição milenar acontece no final de cada ano: o Moti Tsuki. Atividade consiste em fazer bolinhos à base de um arroz especial, de uma forma rústica. Em Ivoti, o ritual continua sendo repetido e preservado por integrantes da Colônia Japonesa. Neste sábado (30), a ação aconteceu no memorial, de portas abertas para a comunidade.
O Moti Tsuki também é uma forma de reunir a família e preservar as tradições culturais. Já para os integrantes da Colônia Japonesa da Cidade das Flores, também é um gesto de gratidão pelo carinho com que as culturas locais receberam os imigrantes japoneses. O presidente da ACENB Ivoti, Paulo Toshio Tanaka, destacou que todas as feiras e ritos da Colônia Japonesa são abertas para a comunidade. “O objetivo é dar oportunidade para as pessoas participarem de nossas atividades, como forma de agradecimento ao carinho com que as demais culturas nos proporcionaram. Abraçar essas diferentes culturas, é uma forma de retribuição”, explica Tanaka.
O presidente da ACENB ainda relata que a Colônia Japonesa tem o propósito de unir as pessoas, sem restringir somente as pessoas de origem japonesa. “Todos sempre são convidados a participar”, disse Tanaka.
Ver essa foto no Instagram