Conecte-se conosco

Geral

Conheça quem são os homenageados da 21ª Kartoffelfest

12/05/2018 - 08h05min

Herval – Neste sábado, 12, às 9h30, vai acontecer a Sessão Solene da Câmara em homenagem aos seis hervalenses que contribuíram para o desenvolvimento do município. Será nas dependências da Festa da Batata.

  • Bruno Kunst – Atua no ramo de plantação e beneficiamento de batatas. Reside na Vila Kunst
  • Geraldo Aloísio Lunkes – Professor e diácono. Reside no Centro de Herval.
  • Lauro Kieling – Membro da diretoria do Círculo de Pais e Mestres e do conselho escolar. Reside em Herval
  • Ivoni Deiwis – É uma das fundadoras do Grupo de Idosos da Paz. Além disso, participa da diretoria do Conselho do Idoso. Reside Boa Vista do Herval
  • Maria Miguelina Kaefer – Professora e presidente da Associação Cultural Teewald. Reside Boa Vista do Herval
  • Décio Schneck (In Memoriam) – Atuou como funcionário público na Secretaria de Obras. Morava na Vila Seger.

Confira abaixo o histórico de cada um dos homenageados:
Leia também:
Herval incentiva atividades em grupos para prevenir doenças
Sábado tem corrida Audax Trail Tour em Herval

BRUNO KUNST
Nasceu em 20/09/1951, natural de Herval, tem 10 irmãos: Grecência, Serilo, Laurilo, João Ildo, Inácio, Érico, Victor, Vanda, Dércio e Adelar.
Reside na Vila Kunst, é filho de Aloysio e Elsa Kunst, é o sétimo filho de um total de 11 irmãos. Casou-se no em 1974, com Anesia Kunst e tem três filhos, Daniel Luís Kunst, Dania Kunst e Aloysio Kunst Neto. Hoje, tanto os filhos e dois de seus netos trabalham na empresa da família que atua no ramo de plantação e beneficiamento de batatas.
Seu Bruno não teve grandes oportunidades de estudo, pois logo cedo, ainda criança, com 13 anos de idade ajudou sua família, nos afazeres do Moinho Kunst, por uns 4 anos. Estudou até a 5ª série na escola Padre José de Anchieta, cujo as terras onde a escola foi construída foram doadas por seus pais, que também doaram as terras onde está construído o ginásio da comunidade Cristo Rei e também onde está sendo erguida a igreja tão esperada pela comunidade.
Desde jovem, Bruno ajudava seus pais na plantação e venda de verduras. Junto com alguns de seus irmãos, deram início às atividades da Kunst Comércio de Produtos Agrícolas Ltda, empresa na qual atuou por vários anos, na comercialização de verduras, batatas e cebolas.
Um homem sempre presente e atuante na sua comunidade, e comunidades vizinhas, sempre ajudou nas organizações das festas comunitárias, fazendo por vezes, os serviços mais simples, como por exemplo assador de churrasco, passando também pela diretoria e presidência da comunidade Cristo Rei, na qual recentemente doou um terreno de 1500 metros quadrados, para a futura construção da Igreja da Vila Kunst.

GERALDO ALOÍSIO LUNKES
É natural de Salvador do Sul e neste mês de maio, no dia 23 completa 76 anos de idade, grande parte deles, dedicados a comunidade de Herval (45 anos). Professor, educador, atuante na igreja, auxiliou nos serviços da igreja e como catequista e responsável pela formação religiosa das crianças. Casou-se com Nilsa Lunkes em 1965 e tem cinco filhos: Rogério, Rosani, Rosilene, Roselaine e Rocheli.
Enquanto professor, por meados de 1969, viveu grande dificuldade financeira por conta de não receber o salário durante quase um ano. Fato que motivou Geraldo a tomar uma importante decisão. Em 1970, a convite do então secretário Ernesto Schneider, iniciou nova vida em Jammerthal. E em 1973 mudou-se com a família para o Herval, então ainda, município de Dois Irmãos.
Inicialmente atuou na rede municipal e na rede estadual. Cursou Pedagogia – Administração Escolar e em 1976 assumiu a direção do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, onde atuou por 13 anos, até 1989. Aposentou-se em 28 de novembro de 1993 e no dia 29 assumiu a Secretaria de Educação até 1997, depois foi chefe de Gabinete de 2001 a 2003. Em 2004 foi ordenado Diácono, o que trouxe alegria imensa para a sua família e satisfação para todos que o conheciam, pois sabiam o quanto viver e seu testemunho de Cristo era essencial na sua vida.
Geraldo, junto a esposa Nilsa, não se cansa de acompanhar a igreja e toda a demanda que ela traz como visitar e levar comunhão aos doentes, acompanhar o padre nas pequenas comunidades, participar e concelebrar as missas e outros eventos da igreja, como presidir a palavra em batismos e assistir casamentos.

LAURO KIELING
Nascido aos 5 de outubro de 1952 em São José do Herval, na época pertencente a São Leopoldo. Filho de Adalípio e Alvina Kieling, possui 11 irmãos, sendo o 4° deles. Casou-se aos 26 anos de idade com Gelasia Teresinha Schneider na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e teve três filhos: Maikel, Anderson e Ismael.
Com 13 anos foi para o Seminário dos Jesuítas no Cristo Rei em São Leopoldo, onde concluiu o 1° Grau. A família veio morar em Herval, em 1967. Em 1970 entrou no La Salle em Canoas e em 1971 no noviciado em Porto Alegre. Ainda em 1971 foi para São Paulo, Aparecida do Norte, onde cursou novamente o 2° Grau de 71 à 74. Fez Estágio Vocacional em Niterói, Rio e em 1975 iniciou a carreira do Magistério em Padre Eterno Baixo na escola Padre Tesehauer, onde lecionou por dois anos, concomitantemente e em turnos diferentes, também Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer.
Também em 1975 foi criado o 1° Grupo de Jovens da Paróquia onde foi o presidente e dirigente do coral da juventude católica, cursou o 3° Grau na UCS e Economia em Passo Fundo. Prestou serviços comunitários por 25 anos como catequista, foi secretário e tesoureiro na diretoria e foi como suplente de Juíz de Paz por 12 anos. Atuou na Cônego de 1975 à 2010, como professor, diretor por 4 anos e vice-diretor por 12 anos.

IVONI DEIWIS
Filha de Arnildo e Lili Studt, nasceu em 30 de abril de 1953, em Boa Vista do Herval. Sempre apoiou a comunidade, doando seu tempo e seu trabalho para a escola, para a igreja e para o grupo de idosos. Casou-se com Valter Dewes, em 1971, na Igreja Evangélica de Boa Vista, mas seu marido faleceu, atingido por um raio, em 6 de janeiro de 1981, quando Ivoni tinha apenas 27 anos e três filhos pequenos para criar. Casou-se com João Ponath, na mesma Igreja, em 1985. Ivoni tem quatro filhos: Nataniel, Joel, Mabel e Gabriel. Em 1985 e 1986, foi voluntária na Escola Estadual Dr. Alberto Schweitzer, fazendo merenda para os alunos. Ajudou diversas professoras estagiárias, abrindo as portas de sua casa, dando-lhes moradia e alimentação, para que pudessem atuar, também, nesta escola. Na Comunidade Evangélica, atuou diversas vezes na diretoria, além de sempre ter prestado serviços em todos os eventos realizados. Também ajudou a zelar pelo cemitério. É uma das fundadoras do Grupo de Idosos da Paz, atuando como presidente de 2006 até agora. Além disso, participa da diretoria do Conselho do Idoso desde a sua fundação.

MARIA MIGUELINA KAEFER
Nascida em 29 de setembro de 1970, filha de Eldo e Maria Valida Kaefer, tem outros quatro irmãos. Casou-se em 2005, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora com Olavo Gressler. Atualmente mora em Boa Vista do Herval. Estudou na Cônego Afonso Scherer, em 1986 foi cursar Magistério no Colégio Santa Catarina em Novo Hamburgo, onde iniciou a trabalhar na própria escola aos 16 anos. Cursou o 3º Grau em Ciências Biológicas na Unisinos, atua como professora desde 1990 na Escola José Bonifácio em Canudos. Em 1991 trabalhou na Escola Santa Catarina e Evangélica da Paz. Em 1992 foi nomeada como professora pelo município de Herval, sendo professora e diretora na Escola José Bonifácio de Andrade em Morro dos Bugres Baixo durante quatro anos. Em 1995 foi nomeada como professora estadual para o Colégio Cônego Afonso Scherer e desde 2000 atua como vice-diretora e professora. Em abril de 1996 foi nomeada professora para a Escola 10 de Setembro de Dois Irmãos. Participa desde 2001 do Grupo Folclórico Teewald como dançarina e membro da diretoria desde 2002. Desde então, várias foram as conquistas as quais estava a frente, entre elas a aquisição de três trajes novos para o grupo, em 2005, 2015 e 2016 (juvenil). Auxilia também na coordenação do Grupo Folclórico Grünenthal do Colégio Cônego. É membro fundadora da Associação Cultural Teewald e desde 2015 atua como presidente. Em 2016 incentivou a criação da Orquestra de Sopros Teewald.

DÉCIO SCHNECK (IN MEMORIAM)
Foram 32 anos de serviços prestados como funcionário público na Secretaria de Obras. Desenvolveu diversos trabalhos em prol das obras e nos últimos anos, desempenhou a função de calceteiro, onde ajudou a pavimentar todos os calçamentos do município. Um trabalho árduo feito de sol a sol e do qual o Décio se orgulhava muito. Era um funcionário competente que cumpria o seu trabalho com satisfação e bom humor. Era morador da Vila Seger, morava com sua mãe e irmãos e vinha todos os dias de bicicleta para o trabalho. A doença chegou em sua vida de modo muito cruel. Décio veio a falecer em julho de 2016.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.