Geral
Cuidado com chás oferece qualidade de vida em Hortêncio
São José do Hortêncio – O Cras do município, em parceria com a Emater, está desenvolvendo um trabalho com cuidado envolvendo as plantas bioativas. Um grupo de cerca de 20 pessoas reúne-se às segundas-feiras para trabalhar essa questão. O trabalho é desenvolvido junto ao Horto Medicinal.
O grupo denomina-se “Mais saúde, mais vida”, e trabalha com plantas bioativas, como, por exemplo, os chás de boldo, camomila, hortelã, melissa, sálvia, entre outros. Além de chás, são trabalhadas as plantas alimentícias não convencionais (Pancs).
A assistente social do Cras, Joice Helena de Brito, explica que o projeto visa atender as pessoas ligadas ao Grupo de Saúde Mental, e que não aderiam a outros projetos, devido à baixa autoestima. “Estas pessoas estão mais fortalecidas e motivadas, com melhor qualidade de vida, maior disposição e vontade de viver”, destaca Joice.
A extensionista rural e social da Emater, Solange Farias Alves acompanha a ação na área da antiga sede do Cras, na rua 44, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes. É um atendimento do Núcleo de Apoio à Atenção Básica – Saúde Mental (NAAB), da Secretaria municipal de Saúde.