Conecte-se conosco

Destaques

Dia do Colono: Há quase 200 anos chegavam os primeiros imigrantes alemães ao RS

25/07/2018 - 09h01min

Estado – Hoje é o Dia do Colono. Momento de homenagear aqueles que vieram de tão longe, para desenvolver o Rio Grande do Sul, assim como outros estados do nosso País. Foi no dia 25 de julho de 1824 que 39 imigrantes alemães, provenientes em sua maioria de Hunsrück, região da Prússia, chegaram a São Leopoldo, no local que hoje em dia está situado o bairro Feitoria. Os imigrantes já estavam no Estado desde o dia 18, quando desembarcaram em Porto Alegre, o que atualmente corresponde à Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital Gaúcha.

De acordo com o vereador e historiador, Felipe Kuhn Braun, entre essa primeira leva de imigrantes estavam as famílias Timm, Rust, Jacks, Kümmel, Krammer, Betzen, Höpper, Hammel e Pfingsten. A segunda leva chegaria somente em novembro do mesmo ano, enquanto que a terceira, apenas em fevereiro de 1825. “Cada família ganhou 70 hectares de terra e ferramentas para trabalhar do Império Brasileiro, por meio do presidente da Província, José Feliciano Fernandes Pinheiro, que mais tarde foi intitulado Visconde de São Leopoldo. Mesmo contendo operários, marinheiros, pedreiros, entre outras profissões, a maioria se tornou agricultor aqui no Brasil”, explicou o historiador. Os demais municípios em que os alemães se estabeleceram foram Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância, Ivoti e Dois Irmãos.

Após atravessarem o Rio dos Sinos, os imigrantes se instalaram em São Leopoldo. (Arquivo Pessoal /Felipe Kuhn Braun)

Kuhn Braun ainda explica que tecnicamente eles não eram “alemães”, já que o país só seria unificado em 1871, a pedido do Rei da Prússia, que era um dos 42 reinos, principados, condados, ducados e granducados, que mais tarde se tornariam a Alemanha. “Todos esses reinos falavam o dialeto alemão. O chanceler Otto von Bismarck atendeu a esse pedido, estruturando todo o país em um só, que passou a ser governado pela família real da Prússia”, detalhou.

Leia também:

Assassinos esquartejaram e depois queimaram corpo de garçom; tudo foi friamente filmado

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.