Conecte-se conosco

Destaques

Diário da Terceira Idade: aos 74 anos, dona Loiva nutre paixão por cozinhar

24/12/2021 - 09h55min

Cuida da horta e das plantas nos fundos de casa

Além de cozinhar em casa, ela faz saladas para vender

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- A moradora do bairro Navegantes Loiva Laurena Schneider, 74 anos, não esconde a paixão por cozinhar. Nasceu e se criou na Picada dos Nabos, em Sapiranga, casou-se aos 20 anos com Nelson Schneider, teve quatro filhos homens e, hoje, tem sete netos. Uma vida, que segundo ela, teve altos e baixos, mas que acima de tudo foi e é feliz.

Quando ainda morava em Picada dos Nabos, ela e o marido, trabalhavam na roça. “Foi do trabalho pesado na roça que a gente adquiriu as coisas e está casa, onde moro, foi feita com muito suor”, conta. Quando o filho açula, Jair, estava com 10 anos, os mais velhos já estavam começando a trabalhar nas fábricas em Dois Irmãos, foi quando decidiram mudar. “Aqui era mais perto do trabalho para eles”, destaca.

Mas, distância não é problema quando se tem força de vontade. Conforme Loiva, os filhos, na época dos estudos, vinham caminhando até o colégio Imaculada Conceição. “Todos os dias eles caminhavam cerca de 4 km para vir e 4 km para voltar”, relembra.

dona Loiva não esconde a paixão por cozinhar: ‘sempre gostei”

Trabalhando com o que se ama

Quando mudou para Dois Irmãos, dona Loiva arrumou emprego de faxina e logo em seguida começou a ajudar na cozinha de fábricas. “Fazia o almoço e foi aí que só tive certeza que eu amo cozinhar. E até hoje continuo cozinhando em casa”, explica.

Nos fundos da casa de Loiva tem um galinheiro e uma ampla horta, locais que ela cuida e administra. “Quando preciso plantar ou colher algo muito pesado eu chamo uma pessoa para ajudar, mas o que eu posso eu faço sozinha”, destaca.

E, como se não bastasse cuidar da horta e das quase 20 galinhas que ela tem, ela cuida da limpeza da casa. “Uma vez por mês vem uma moça aqui e limpa o pesado, mas toda a semana eu faço a manutenção, tiro o pó, limpo banheiro e passo pano em toda a casa”, conta.

Mas, voltando a paixão dela pela cozinha, Loiva, além de preparar refeições em casa, ela faz saladas para vender. “Eu faço saladas diversas e maionese, vendo para festas e eventos, jantas e o que a pessoa precisar. Tudo com produtos direto da minha horta, tudo natural”, diz.

Leitora do Diáro

Um susto superado

Há seis meses era para ser uma noite comum, mas algo inesperado acontece. Loiva assistia televisão e decidiu tomar um banho, para dormir melhor, sem dor, sem sintomas nenhum, foi tomar seu banho. Ao sair dele, percebeu que não conseguia mais falar, a língua enrolava e palavra nenhuma saia.

Ela vestiu-se rapidamente e pediu ajuda de uma vizinha, que chamou o SAMU. Foi encaminhada para o Hospital, onde ficou internada 11 dias, e foi constatado que ela tinha tido um AVC. “Eu não perdi movimento de nada, apenas a fala foi afeta. Acho que eu estava falando de mais e a pilha acabou”, conta, em meio a risos.

Segundo ela, foi um susto, pois não sabia se voltaria a falar. “No hospital uma fonoaudiologia fazia exercícios comigo, e, em três dias eu comecei a falar novamente. Ainda enrolo um pouco, não está 100% como era, o Português ficou mais difícil, mas o Alemão tá melhor”, salienta.

Nada pode parar

Mesmo com o susto e ainda em recuperação, Loiva diz que a vida não pode parar. “Eu poderia me entregar e limpar mais, não cozinhar e não cuidar mais da minha horta, mas não, a vida continua e faço tudo que gosto normalmente”.

De acordo com ela, sempre foi muito sadia e nunca precisou de médico. “Eu consigo caminhar bem e me alimento bem com as coisas que eu planto. Tomo remédio porque pela idade sempre precisa, mas graças a Deus sempre fui bem de saúde”, destaca Loiva.

Natal em família

A ceia de dona Loiva não será diferente da maioria das famílias. De acordo com elas, filhos, noras e netos irão se reunir hoje a noite na casa dela para a celebração da noite de Natal. “Eu não tive filhas mulheres, mas graças a Deus ganhei noras maravilhosas que estão sempre comigo. Vamos nos reunir está noite”, conta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.