Conecte-se conosco

Geral

“É um recomeço”, avalia prefeito Martin sobre a retomada do Núcleo de Casas Enxaimel

21/06/2023 - 13h19min

Ivoti – “O Núcleo não é apenas um ponto turístico”. Foi com esta frase que o prefeito Martin Kalkmann destacou a importância econômica do espaço, que serve de fonte de renda para muitas famílias ivotienses. Em função disso, um dos principais objetivos da Prefeitura neste de cenário de reconstrução pós-enchente está na Retomada do Núcleo de Casas Enxaimel.

Segundo o prefeito, a intenção é realizar a limpeza, analisar o que será possível recuperar de materiais e trabalhar na jardinagem e decoração do núcleo para retomar a realização feiras coloniais aos domingos. “Precisamos ter uma estrutura mínima para receber visitantes, como refazer os pátios e pracinhas para crianças, e retomar o sinal de internet ao menos para as máquinas de cartão dos expositores. É um recomeço”, contou.

A Administração montou um cronograma que prevê limpeza, jardinagem, recuperação da fiação e muitas outras melhorias até que as feiras tradicionais de domingo voltem a ocorrer. E quando elas voltarem, também serão diferentes. Isto porque as casinhas dos expositores foram danificadas ou mesmo destruídas com a enchente.

Martin conta que algumas sequer foram encontradas. Nos próximos dias, as que sobraram serão reavaliadas, assim como uma forma de viabilizar a compra ou construção de novas casinhas. “Recentemente adquirimos casinhas para a Praça Concórdia, então temos uma ideia do preço destas estruturas. Mas pedimos a colaboração da comunidade que queira doar materiais e abraçar o espaço. Sabemos que muitas famílias dependem financeiramente do Núcleo, que não é apenas um ponto turístico”, completou.

Feiras com “ponto de interrogação”

Com a recente calamidade e os trabalhos de recuperação do espaço, ainda não há certezas quanto à realização de eventos de grande porte, como a Festa da Cachaça, inicialmente prevista para os dois primeiros finais de semana de agosto. “Neste primeiro momento, nossa intenção é retomar a Feira Colonial e, após, ver se é possível realizar os eventos de grande porte, como o da Cachaça e das Flores”, completou.

Agradecimento e pedido de apoio

Martin fez questão de agradecer a todos os moradores que se contribuíram de alguma forma nas demandas que surgiram após a enchente, tanto na limpeza de espaços, como na doação de alimentos e mantimentos, e destacar a união da comunidade ivotiense. “A gente agradece a todos que abraçaram e se solidarizaram com toda a situação. Ainda precisamos de muito auxílio, principalmente de voluntários, na recuperação do Núcleo para ajudar na retomada de eventos”.

Doações para famílias atingidas

De acordo com a prefeitura, já estão supridas as necessidades de doações básicas para as famílias ivotienses atingidas pela enchente, como colchões, roupas, calçados e alimentos. O objetivo agora é a doação de itens específicos para a rotina destas residências, como móveis, eletrodomésticos e produtos de limpeza, como vassoura, rodo, saco de lixo, fraldas etc. A administração pede ainda que quem tiver interesse em doar itens básicos para as famílias, pode ajudar outros municípios mais afetados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.