Geral
Entenda o que causa os temporais na região
Região – Há dias que a chuva forte está causando grandes estragos na região e deixando a comunidade preocupada. O temporal do último domingo destelhou casas, derrubou árvores, causou alagamentos, entre outros problemas.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, um sistema de baixa pressão atmosférica se juntou ao corredor de umidade vindo da região Amazônica, provocando a chuva forte e os temporais pelo Estado. As rajadas de vento oscilaram entre 60 a 90 km/h, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha e Sul.
Na quinta-feira, as instabilidades continuam no Estado. A chuva será expressiva em toda a metade norte gaúcha. Além disso, pode ter temporais isolados nestas regiões. Mais ao sul, tem sol com nuvens. Na sexta, as instabilidades voltam com força e há chance de novas pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento, a partir da tarde, especialmente na metade norte gaúcha.
Como a comunidade ivotiense se protege da chuva?
Para a moradora Adenir Grando, 68 anos, medo é um sentimento muito forte. “Sinto bastante apreensão. Fecho toda a casa, pois moro em um lugar alto, portanto o vento é mais forte”, conta. Ela lembra que quando morava no interior, enfrentou temporais, onde a plantação ficou no chão. “A gente supera”, revela.
“Todo mundo tem medo”, disse o morador Claudir Pedro Reinehr, 46 anos. Ele relata que durante a chuva fica na parte de baixo da casa. “Não desligo os aparelhos eletrônicos da tomada, visto que tem um para-raios bem perto da minha casa”.